top of page

Taça Brasil de XCO – Mairiporã (SP) por Raiza Goulão


Raiza Goulão - Taça Brasil XCO - Ney Evangelista - Epic Fotos

Participei neste domingo (19) da Taça Brasil de XCO, em Mairiporã (SP). Realizaram lá um evento com certa limitação de vagas, para servir como preparação para o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike - XCO, XCM e DHI - que teremos em julho deste ano, entre os dias 19 a 21. Tentei chegar antes na pista, para fazer um bom trabalho de reconhecimento do percurso. Na quinta-feira (16), fiz um trabalho muito fundamental e legal junto ao Thiago Velardi, do Enduro, e ao locutor Marrom, praticante do Downhill, que me ensinaram várias linhas na pista e me ajudaram bastante. Fizemos uma volta repetindo vários trechos e consegui fluir bem na pista.

Na sexta-feira e no sábado (17 e 18) o percurso ficou bastante prejudicado, por conta das chuvas. Por ser um trajeto novo, acabou tendo muito barro, daquele que realmente fica preso na bike. Assim, sabia que o desafio seria grande e a estratégia mudaria, pensando em poupar mais o equipamento por conta das condições extremas. Objetivo principal era chegar bem ao completar cada volta.

Raiza Goulão - Taça Brasil XCO - Felipe Almeida - Divulgação

Na primeira volta o traçado estava um pouco mais seco, mas logo na largada já começou a chover. Fiz uma boa prova, sendo constante volta a volta, mesmo com a chuva deixando a pista mais pesada.

Fiquei bastante feliz com o desempenho da minha bike rígida da Audax. Optei por competir com ela para pode testar e já planejar a ida ao Campeonato Brasileiro exatamente daqui dois meses. Fiquei muito feliz pela vitória e pelos pontos (30 - Classe 2) somados nos rankings olímpico e mundial da UCI. Agradeço pela estrutura que lá eu tive, com apoio do mecânico Rodrigo Diniz e do Suporte Neutro da Shimano, cedendo espaço para a gente aquecer e ficar lá bem durante os dias de treino e corrida.

Agora, meu próximo compromisso será no dia 2 de junho, na província de Catamarca, na Argentina, município vizinho a San Miguel de Tucumán, onde competirei na segunda etapa do Abierto Across XCO 2019, valendo 60 pontos nos rankings internacionais (Classe 1).

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page