top of page

Abierto Argentino XCO – Santa Maria, Catamarca por Raiza Goulão


Abierto Argentino XCO - Pablo Rosales.jpeg

Competi no último fim de semana na segunda etapa do Abierto Argentino XCO, na cidade Santa Maria, na província argentina de Catamarca, prova essa que ofertou 60 pontos aos campeões nos rankings olímpico e mundial.

Foi uma honra muito grande estar lá, porque fui muito bem recebida pelos organizadores e pelas autoridades da cidade argentina. Eles fizeram a questão de que todos os estrangeiros pudessem sentir-se em casa.

Assim, foi realmente bom contar com esse calor das pessoas locais e com as amizades, que vamos criando a cada viagem feita.

A prova foi na altitude, de quase 2.000 m, e um clima extremamente seco. A pista tinha bastante pó e no primeiro dia o meu corpo já sentiu os feitos. Era bem difícil de o pulmão absorver todos esses efeitos. Por isso, hidratação o tempo todo foi fundamental.

No sábado (1o), fiz um treinamento, não me senti 100%, porém consegui me adaptar melhor à pista. No domingo (2), o efeito da altitude realmente me atrapalhou. Tentei fazer o meu máximo dentro das possibilidades, completando a prova na quarta colocação.

Optei por correr com minha bike Audax Auge 50, bicicleta rígida, e utilizei os pneus Continental, o Cross King 2.3 na dianteira e na traseira o Race King 2.2, ambos Protection, para evitar possíveis furos de pneu, com o pedivela FSA com medidor de potência e uma coroa 32.

O set-up escolhido para a bike acredito que tenha sido o melhor para as circunstâncias. Vale ressaltar também que, por conta do tempo realmente seco, optei por correr com a calibragem mais baixa dos pneus, para conseguir ter maior grip e controle da bike no percurso. Foram 16.5 PSI na dianteira e 18 PSI na traseira.

Retornei ao Brasil com um gostinho de quero mais, porque infelizmente com o efeito da altitude acabei não conseguindo colocar tudo que gostaria na pista, já que o atleta sofre muito mais do que o normal. Voltei de viagem, pousei em São Paulo e já vim para Mariana (MG), onde teremos quatro dias de prova na Internacional Estrada Real, entre 6 e 9 de junho. Por Raiza Goulão.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page