CIMTB Michelin promove doação de sangue, no próximo sábado, em Ouro Preto (MG)
A Fundação Hemominas em parceria com o Capitulo Confidentes de Vila Rica e a Santa Casa de Ouro Preto irão realizar a 12º edição da Doação de Sangue de Ouro Preto. O evento acontece paralelamente ao Campus Aberto Junino e a CIMTB Michelin, no dia 29 de junho. As doações serão realizadas na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) das 8h até às 17h. As inscrições se esgotaram, porém, metade das bolsas estão reservadas para pessoas que decidirem doar na hora. A ação comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue que é em junho, no dia 14.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cada doação de sangue é possível ajudar até quatro vidas. O sangue doado auxilia pessoas com diversas necessidades como por exemplo para emergências, doenças e cirurgias de grande porte.
Atualmente 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue, no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora. Do total de doadores de sangue em 2017, 62% são do sexo masculino e 38% são do sexo feminino. Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis, no Brasil. O Ministério da Saúde avalia que essa estabilidade indica um processo de conscientização da população, mas, reforça que é necessário promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue.
“Nós do Capitulo Confidentes de Vila Rica junto à Santa Casa de Ouro Preto, estamos muito felizes de trazer uma Campanha tão relevante à saúde pública da região, onde podemos, com apoio das pessoas, contribuir para uma segunda chance de vida a diversos desconhecidos que tanto necessitam de sangue para se recuperarem de doenças e acidentes. Esperamos que, a partir das 10h, muitos venham participar desse momento de solidariedade. Como sempre dizemos, Doar Sangue é Doar Vida”, afirmou o organizador da Campanha, Samuel Pimenta.
“Para nós da CIMTB Michelin é uma honra fazer parte desta ação e estimular as pessoas a doarem sangue. É um ato de amor ao próximo pois muitos precisam desta ajuda e é extremamente fácil colaborar. Todos que estiverem no evento poderão doar dentro da Ufop mesmo, o que será muito fácil”, disse o organizador da CIMTB Michelin, Rogério Bernardes.
Em 2012, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e ampliou a idade máxima de 67 para 69 anos. O doador deve pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde geral. Outras recomendações necessárias são: estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
A frequência máxima de doações é de 4 doações anuais para o homem e de 3 doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de 2 meses para os homens e de 3 meses para as mulheres.
Para mais informações, ligue (31) 3350-1191 (Agência Transfusional da Santa Casa) ou 98895-3993 (Samuel Pimenta – Capítulo Confidentes de Vila Rica / UFOP). Participe, a sua doação pode salvar até 4 vidas.
A CIMTB Michelin acontece na Ufop nos dias 29 e 30 de junho e está com as inscrições abertas.