Specialized apresenta a nova Shiv, bike de contra-relógio totalmente reformulada
Por anos as bikes de contrarrelógio (Time Trial) têm apresentado atributos muito parecidos, aerofólios pequenos e profundos, pilotagem imprecisa, frenagem sofrível e quadros pesados. Para as ruas planas e rápidas do passado, estas qualidades até que eram aceitáveis. Mas com os novos traçados da atualidade, o circuito ficou mais técnico, exigente e as bikes TT precisavam de uma mudança.
CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR
Com isso em mente a Specialized forçou os regulamentos da União Ciclística Internacional (UCI) ao limite, acrescentando freios a disco, diminuindo o peso e ajustando o fit para a nova Shiv TT. Ela está sendo considerada a bike TT mais ajustável que existe, mas não pense que com isso a aerodinâmica foi comprometida.
Esta maravilha que não está nem aí para o vento vem equipada com a nova transmissão SRAM RED eTAP AXS, maximizando todo ganho potencial que um ciclista possa almejar. E pode acreditar, a Shiv TT oferece também a roda a disco mais leve e rápida do mercado, bem como a mais rápida que a Specialized já testou: Roval 321 Disc e CLX 64s. O ajuste também foi uma das maiores colunas do projeto da nova Shiv TT. Baseados em anos de dados Retül, assim como dados de ciclistas profissionais, a Specialized fez uma reconstrução completa na geometria da bike. Espaçadores, ponte e apoios para os braços redesenhados são todos ajustáveis, melhorando a estabilidade e a confiança, ao passo que o guidão e avanço em uma única peça simplificada deixa ainda mais leve a parte dianteira.
Freios a disco agora são uma necessidade em provas de contra-relógio para enfrentarem condições climáticas variáveis, curvas fechadas e superfícies desiguais. Com estes freios, você agora pode retardar ao máximo as frenagens e mudanças de marchas nas curvas fechadas, mas eles também criam um chassis mais estável ao acelerar nas curvas. EO melhor é que eles não aumentam em nada o arrasto aerodinâmico.