top of page

São Paulo sediará pela primeira vez uma prova de Ironman 70.3, no próximo domingo


IRONMAN 70.3 São Paulo  (Fábio Falconi/Unlimited Sports)

São Paulo fará parte, a partir desta semana, de uma lista seleta lista de grandes cidades em todo o mundo que recebem o maior circuito de provas de triatlo de longa distância. O 70.3 São Paulo marcará, no dia 10, a estreia da Capital Paulista no segmento, e promete ser em grande estilo. Serão 1600 triatletas de 14 países, todos da Faixa Etária, enfrentando 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida e disputando vagas (40) para o Ironman® 70.3® World Championship, programado para os dias 28 e 29 de novembro de 2020, em Taupo, na Nova Zelândia. A largada no domingo será às 5h, na Raia Olímpica da USP.

O 70.3 São Paulo será no dia 10 de novembro, com arena e transição montados na Cidade Universitária de São Paulo – USP. Mas a programação começará na quinta (7), com a abertura da Expo e da entrega de kits. São esperadas 15 mil pessoas durante o evento e estima-se uma movimentação econômica da ordem de 19,2 milhões, atingido a rede hoteleira, de restaurantes, lojas e shoppings, comprovando, mais uma vez a importância da prova para o calendário da cidade.

O Brasil terá alguns dos seus melhores nomes do esporte na Faixa Etária. O paulista José Belarmino é o grande nome no masculino. Vencedor do 70.3 Maceió e 70.3 Rio de Janeiro, e vice do 70.3 Fortaleza, o triatleta tem tudo para garantir mais um lugar no pódio em São Paulo. Recentemente, foi o campeão do Circuito TRIDAY Series no Riacho Grande (SP), como parte da preparação para São Paulo, confirmando a boa fase. Outro destaque no masculino será Rodrigo Lobo, campeão do Ironman 70.3 Fortaleza, e que tem se destacado e brigado pela ponta em várias competições.

No feminino, as atrações do Brasil serão Fernanda Palma, primeira colocada no 70.3 Maceió, Flávia Meyer, ganhadora do 70.3 Fortaleza, e Claudia Dumont, vencedora entre as amadoras do 70.3 Florianópolis e dona de dois títulos no Ceará em 2018 e 2017. As três têm grande chances de conquistar a etapa e dar bastante trabalho para as adversárias.

Os números do Ironman 70.3 São Paulo também são expressivos, dignos de sua força. Serão 1600 competidores de 14 países que terão à disposição 45 mil copos de água, 10 mil squeezes de isotônico e 8.750 quilos de gelo. Dois mil cones e mil grandes serão utilizadas para a demarcação do percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. Para garantir a segurança e atendimento dos atletas, a organização terá um staff de 500 pessoas, além de equipes médicas e de segurança.

A prova começará com os 1,9 km de natação, que será feito no formato retangular na Raia Olímpica. O percurso de 90km do ciclismo começará saindo da USP, passando pela Av. Lineu de Paula Machado em direção ao Túnel Sebastião Camargo. Ao chegar na Av. Juscelino Kubitschek e passar pela Rua Prof. Geraldo Ataliba, os atletas acessarão a Marginal Pinheiros pelo Viaduto Marcelo Portugal Gouvea.

Na pista expressa da marginal, os atletas farão duas voltas até retornarem à USP, pelo mesmo trajeto. O percurso no trecho da marginal será exclusivo para os atletas, sem compartilhamento com carros, garantindo toda segurança. Para completarem duas voltas, os atletas farão os retornos nas pontes Cidade Universitária, Transamérica e Morumbi com passagem pela Ponte Estaiada.

Para finalizar a prova, o percurso de 21km da corrida será realizado em três voltas de 7km dentro da USP. Já tradicional entre os triatletas paulistanos, o trecho não apresenta grandes dificuldades, com chegada na pista de atletismo do CEPEUSP, onde serão conhecidos os vencedores.

Outra estreia em São Paulo será o Ironkids, evento para jovens de 2 a 12 anos, que apresenta a prática esportiva para os menores. Sucesso em todas as etapas do circuito, a expectativa não é diferente para a etapa paulista. O Ironkids será no dia 9, no Cepeusp, a partir das 9h.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page