top of page

Saiu do papel: Rio ganha mais uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC)


Ciclistas treinando na APCC Aterro / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

O Rio de Janeiro vai ganhar a sua terceira Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), a nova área de treinamento será na Região Portuária do Rio de Janeiro. A inauguração vai acontecer no domingo, 1º de Dezembro. Triatletas e ciclistas de competição, poderão utilizar as pistas entre a Praça XV e a Rodoviária Novo Rio, através do Túnel Marcello Alencar e Av. Rodrigues Alves, para a prática esportiva da modalidade olímpica de ciclismo.

A região portuária do Rio de Janeiro foi escolhida para a criação da 3º APCC - Área de Proteção ao Ciclismo de Competição, que funcionará aos Domingos e Feriados das 06:00h às 08:00h, cujo circuito será nominado de APCC Porto – Circuito Marcos Hama, em homenagem ao triatleta que desde 2011, encontra-se tetraplégico em decorrência de um acidente ocorrido em treinamento de ciclismo na estrada Rio - Magé.

De acordo com a portaria que a CET-RIO irá publicar para regulamentar a criação da APCC Porto, as vias serão totalmente fechadas ao trânsito de veículos em ambas as pistas e em todas as faixas de rolamento do Túnel Marcello Alencar e Av. Rodrigues Alves e, contará com a presença de operadores da CET-RIO, da Guarda Municipal, bem como de funcionários da CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária) responsáveis pela operacionalização do túnel.

A criação da APCC Porto – Circuito Marcos Hama, é resultado da união e trabalho em conjunto da Sociedade Civil Organizada e Prefeitura do RJ na busca da segurança, promoção do esporte, bem-estar e preservação da vida através da ocupação saudável dos espaços públicos de nossa cidade.

A criação da APCC Porto possibilitará o treinamento em segurança dos ciclistas e triatletas cariocas, bem como movimentar a região portuária através do turismo esportivo, pois os atletas poderão chegar ao local pela Rodoviária, Barcas e Metrô, podendo treinar próximo das diversas atrações turísticas como a Roda Gigante, o Museu do Amanhã, o MAR e o AquaRio.

O Rio conta com as APCC`s Aterro (Circuito Pedro Nicolay) e Reserva, na Praia da Barra da Tijuca (Circuito Gui Pádua). Elas funcionam de terça à quinta, de 4h às 5h30.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page