top of page

Comitê Executivo da Agência Mundial Antidopagem (WADA) suspende por unanimidade a Rússia pelos próxi


Na manhã desta segunda-feira (09/12), o Comitê Executivo (ExCo) da Agência Mundial Antidopagem (WADA) endossou por unanimidade a recomendação feita pelo Comitê Independente de Revisão de Conformidade (CRC) de que a Agência Antidopagem Russa (RUSADA) seja declarada não compatível com a Política Mundial Antidopagem. Código de Doping (Código) por um período de quatro anos.

Reunidos em Lausanne, Suíça, o ExCo, composto por 12 membros, apoiou a recomendação da CDC, que inclui uma série de fortes consequências e condições de reintegração, de acordo com o Padrão Internacional para Conformidade de Código por Signatários (ISCCS).

O presidente do CRC, Jonathan Taylor QC, levou os membros da ExCo através da recomendação da CRC, que havia sido fornecida aos membros da ExCo em 25 de novembro, juntamente com o relatório de Inteligência e Investigações da WADA (I&I) e o dos especialistas forenses independentes da Universidade de Lausanne. Instituto de Ciência Forense . Isto foi seguido por uma série de perguntas dos membros e discussões sobre aspectos específicos da recomendação.

O presidente da WADA, Sir Craig Reedie, disse: “ A forte decisão da ExCo de hoje mostra a determinação da WADA de agir resolutamente diante da crise russa de doping, graças à capacidade investigativa robusta da Agência, à visão da CDC e à capacidade adquirida recentemente pela WADA de recomendar sanções por meio do Padrão de Conformidade, que entrou em vigor em abril de 2018. Combinados, esses pontos fortes permitiram ao ExCo tomar as decisões corretas no momento certo.

“Por muito tempo, o doping russo prejudicou o esporte limpo. A violação flagrante pelas autoridades russas das condições de restabelecimento da RUSADA, aprovada pela ExCo em setembro de 2018, exigiu uma resposta robusta. É exatamente isso que foi entregue hoje. A Rússia teve a oportunidade de colocar sua casa em ordem e voltar a se juntar à comunidade antidoping global para o bem de seus atletas e a integridade do esporte, mas optou por continuar em sua posição de decepção e negação. Como resultado, o WADA ExCo respondeu nos termos mais fortes possíveis, protegendo os direitos dos atletas russos que podem provar que eles não estavam envolvidos e não se beneficiaram com esses atos fraudulentos.

“Em nome do ExCo e das muitas partes interessadas da WADA que apoiaram a recomendação da CRC, gostaria de agradecer aos membros da CRC por sua recomendação especializada e ponderada, bem como pela I&I da WADA e pelos especialistas forenses por sua habilidade, diligência. e perseverança em chegar ao fundo deste caso altamente complexo. ”

Recomendação CRC

A recomendação de 26 páginas da CRC descreve os principais fatos, derivados principalmente dos relatórios de I&I da WADA e dos especialistas forenses. Esses relatórios concluem que os dados de Moscou foram intencionalmente alterados antes e enquanto estavam sendo copiados pela WADA em janeiro de 2019.

Para esse fim, as condições de reintegração da RUSADA, que foram acordadas pelo WADA ExCo em setembro de 2018 , não foram cumpridas, pois os dados de Moscou não são completos nem autênticos. Jonathan Taylor lembrou aos membros da ExCo que, em setembro de 2018, a ExCo havia considerado o requisito de fornecer uma cópia autêntica uma condição 'Crítica' da decisão de restabelecer o RUSADA na lista de Signatários em conformidade com o Código. Foi considerado "crítico" porque:

  • permitiria à comunidade antidopagem finalmente resolver e traçar uma linha sob as alegações de uma conspiração sistemática para drogar atletas russos;

  • garantiria que quaisquer atletas russos que tivessem testado positivo pudessem ser punidos; e

  • com a mesma importância, garantiria que atletas russos inocentes pudessem ser afastados de suspeitas.

O relatório de I&I da WADA foi baseado, em particular, em uma análise forense das inconsistências encontradas em alguns dos dados obtidos pela WADA no Laboratório de Moscou em janeiro de 2019. Após a decisão da WADA em 17 de setembro de 2019 de abrir um procedimento formal de conformidade contra a RUSADA, esta análise também incluiu a consideração das respostas das autoridades russas a uma lista de perguntas técnicas e detalhadas levantadas pela WADA I&I e pelos especialistas forenses independentes .

Com base nos relatórios, ficou claro para o ExCo que os dados de Moscou não eram completos nem totalmente autênticos. Conforme descrito de forma abrangente nos relatórios, alguns dados foram removidos, outros alterados e, em alguns casos, as mensagens do sistema foram fabricadas em um esforço para dificultar o trabalho dos investigadores da WADA. Além disso, foram tomadas medidas para ocultar essas manipulações por meio de uma datação retroativa de sistemas de computador e arquivos de dados, na tentativa de fazer parecer que os dados de Moscou estavam em seu estado atual desde 2015.

Tendo considerado todos os fatos e a recomendação - incluindo as conseqüências e as condições de restabelecimento -, o ExCo endossou a totalidade da recomendação da CDC. A WADA agora enviará uma notificação formal à RUSADA, afirmando o não cumprimento do requisito de fornecer uma cópia autêntica dos dados de Moscou e propondo as seguintes conseqüências, para entrar em vigor na data em que a decisão da RUSADA não for conforme torna-se definitivo e permanece em vigor até o quarto aniversário dessa data ("o período de quatro anos"):

Série de Consequências

  • Os funcionários / representantes do governo russo não podem ser nomeados para participar e não podem ser membros de conselhos ou comitês ou outros órgãos de qualquer Signatário do Código (ou de seus membros) ou associação de Signatários.

  • Autoridades / representantes do governo russo não podem participar ou participar de nenhum dos seguintes eventos realizados no período de quatro anos: (a) Jogos Olímpicos da Juventude (verão e inverno); (b) Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (verão e inverno); (c) qualquer outro evento organizado por uma organização de eventos importantes; e (d) qualquer Campeonato Mundial organizado ou sancionado por qualquer Signatário (juntos, os Principais Eventos).

  • A Rússia não pode sediar no período de quatro anos ou licitar ou conceder no período de quatro anos, o direito de sediar (seja durante ou após o período de quatro anos) quaisquer edições dos Grandes Eventos.

  • Onde o direito de sediar um Evento Principal no Período de Quatro Anos já tiver sido concedido à Rússia, o Signatário deve retirar esse direito e reatribuir o evento a outro país, a menos que seja legal ou praticamente impossível fazê-lo. Além disso, a Rússia não pode concorrer pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2032, independentemente de a licitação ocorrer durante ou após o Período de Quatro Anos.

  • A bandeira da Rússia não pode ser hasteada em nenhum evento principal realizado no período de quatro anos.

  • Nem o Presidente, o Secretário-Geral, o CEO, nem qualquer membro do Conselho Executivo / Conselho de Administração do Comitê Olímpico Russo ou do Comitê Paraolímpico Russo podem participar ou participar de qualquer Evento Principal realizado no Período de Quatro Anos.

  • Os atletas russos e seu pessoal de suporte só podem participar de eventos importantes realizados no período de quatro anos em que possam demonstrar que não estão envolvidos de forma alguma pelo não cumprimento de condições, incluindo (sem limitação) que não foram mencionadas em circunstâncias incriminatórias nos relatórios da McLaren, não há resultados positivos relatados para eles no banco de dados e nenhum dado relacionado a suas amostras foi manipulado e que eles foram submetidos a testes adequados em competição e fora de competição antes de o evento em questão de acordo com a WADA, de acordo com condições estritas a serem definidas pela WADA (ou pelo Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS), se julgar conveniente)), de acordo com o mecanismo previsto no Artigo 11.2.6 da ISCCS. Nessa circunstância, eles podem não representar a Federação Russa.

  • Dados os fatores agravantes presentes neste caso, a RUSADA deve pagar todos os custos da WADA nesse arquivo incorridos desde janeiro de 2019 e, além disso, uma multa à WADA de 10% de sua renda de 2019 ou US$ 100.000 (o que for menor). Essa é a multa máxima disponível de acordo com as regras e todo o dinheiro deve ser pago antes do final do período de quatro anos.

O presidente da CRC, Jonathan Taylor QC, disse: “Hoje, a ExCo entregou uma decisão forte e inequívoca. Embora seja dura com as autoridades, essa recomendação evita punir os inocentes e, em vez disso, defende os direitos dos atletas limpos em todos os lugares. Se um atleta da Rússia puder provar que não estava envolvido no programa institucional de doping, que seus dados não faziam parte da manipulação, que estavam sujeitos a testes adequados antes do evento em questão e que cumpriam outras condições estritas. a ser determinado, eles poderão competir.

“A WADA agora tem o nome de todos os atletas suspeitos no banco de dados LIMS e, graças à natureza minuciosamente forense da investigação, isso inclui os atletas cujos dados foram manipulados ou mesmo excluídos, incluindo os 145 atletas do grupo alvo da maioria dos atletas suspeitos da WADA. mas também outros além desse grupo-alvo.

Embora eu entenda os pedidos de uma proibição geral a todos os atletas russos, estejam eles implicados ou não com os dados, foi a visão unânime do CRC, que inclui um atleta, que nesse caso, aqueles que pudessem provar sua inocência não deveriam ser punido, e estou satisfeito que o WADA ExCo concordou com isso. ”

O diretor geral da WADA, Olivier Niggli, disse: “O objetivo fundamental do novo Padrão de Conformidade é manter a confiança das partes interessadas no compromisso da WADA e de seus parceiros de fazer o que for necessário para defender a integridade do esporte contra o flagelo do doping. A decisão de setembro de 2018 de restabelecer a RUSADA sob condições estritas quebrou um impasse de longa data ao permitir à WADA lidar com esse assunto sob a forte estrutura legal do novo Padrão de Conformidade. Desde então, a WADA I&I adquiriuos dados e amostras de Moscou, mais de 40 casos não afetados pela manipulação de dados e 14 casos de re-análise das amostras foram compartilhados respectivamente com Federações Internacionais e RUSADA para ação - com mais casos por vir - e as sanções endossadas pelo ExCo hoje, a manipulação de alguns dados é forte e significativa de uma maneira que não poderia ter sido alcançada sob as regras antigas”.

Operações da RUSADA

No que diz respeito à RUSADA, o ExCo concordou com a visão da CRC de que “as evidências (incluindo as recentes auditorias da WADA nas operações da RUSADA) indicam que o trabalho da RUSADA é eficaz em contribuir para a luta contra o doping no esporte russo e que está trabalhando produtivamente. em cooperação com outras Organizações Antidopagem, incluindo em investigações na Rússia”. Portanto, o ExCo aceitou a recomendação de não impor nenhum monitoramento, supervisão ou aquisição especial das atividades antidopagem da RUSADA no período de quatro anos".

No entanto, uma das condições de reintegração será que a AMA permanece satisfeito durante todo o período de quatro anos que a independência do RUSADA está sendo respeitado e não há nenhuma interferência externa indevida com as suas operações.

Próximos passos

Como a WADA comunicou em 5 de dezembro , a RUSADA terá agora 21 dias para aceitar o aviso acima mencionado.

  • Se a RUSADA contestar a alegação da WADA, o assunto será encaminhado ao CAS (ISCCS Art. 10.4.1). De acordo com o ISCCS, “Se o Signatário desejar contestar a não conformidade declarada e / ou as Consequências do Signatário propostas e / ou as condições de Restabelecimento propostas, então (de acordo com o Artigo 23.5.6 do Código), deverá notificar a WADA por escrito. dentro de vinte e um dias após o recebimento da notificação da WADA. A WADA deverá então protocolar uma notificação formal de controvérsia no CAS, e a controvérsia será resolvida pela Divisão de Arbitragem Ordinária do CAS. ”Além do artigo 23.5.9 do Código, uma decisão do CAS em relação ao não cumprimento, a proposta conseqüências e / ou as condições de restabelecimento propostas serão vinculativas e devem ser reconhecidas e aplicadas por todos os signatários.

  • Se a RUSADA não contestar a alegação da WADA, as conseqüências do não cumprimento e as condições de reintegração propostas pela WADA se tornarão uma decisão final e qualquer parte que teria o direito, nos termos do Artigo 23.5.7 do Código, de intervir nos procedimentos do CAS que ocorreu se a RUSADA tiver contestado qualquer aspecto do aviso da WADA, tem o direito de apelar da decisão da WADA para a Divisão de Arbitragem de Apelações do CAS dentro de 21 dias a partir da publicação da decisão da RUSADA pela WADA (ISCCS Art. 10.3.2). Se nenhuma parte apelar durante esses 21 dias, a decisão final deverá ser reconhecida e aplicada por todos os Signatários do Código. Se houver um recurso, a eventual decisão do CAS é vinculativa e deve ser reconhecida e aplicada por todos os Signatários do Código.

Enquanto isso, a WADA entrará em contato com os Signatários do Código e outras partes interessadas que possam ser afetadas por esta decisão, a fim de esclarecer as próximas etapas, tendo em mente que o caso ainda pode ser apelado ao CAS. Para ser claro, dado o momento desta recomendação, ela não se aplicará aos Jogos Olímpicos da Juventude no próximo mês em Lausanne.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page