top of page

Pedal nos Alpes Carioca: o que está liberado, por enquanto (02/20)


Márcio de Miranda, nosso editor, na Vista Chinesa / Acervo pessoal

Recebemos na manhã deste sábado, 8 de fevereiro, um comunicado da Comissão de Segurança ao Ciclista do Rio de Janeiro (CSC-RJ), sobre às interdições para o trânsito, inclusive ciclistas e corredores em algumas partes do Parque Nacional da Tijuca. Um dos locais preferidos para treinos, por vários motivos, um dos principais nesta época do ano é por ser mais fresco que o resto da cidade e por ter muitas subidas de diferentes níveis. Por isso foi apelidado de Alpes Carioca.

Segue abaixo o comunicado na íntegra da CSC-RJ.

Atualização sobre alertas feitos ao ICMBIO Nacional, Governo e Prefeitura do RJ conforme documento protocolado nessas 3 esferas públicas pela CSC-RJ Comissão de segurança no ciclismo da cidade do RJ em 7 de Janeiro de 2020.

Hoje, 8 de Fevereiro de 2020, 1 mês após o protocolo dos ofícios em relação as condições das Estradas que dão acesso ao Cristo Redentor foi constatado que:

1°) Estrada Paineiras (trecho compreendido entre Mirante Dona Marta e Centro de Visitantes) continua da mesma forma e funcionando com esquema de SIGA E PARE da CetRio.

2°) Estrada Corcovado (trecho compreendido entre o Centro de Visitantes e Monumento do Cristo Redentor) está com presença de maquinas e tapumes na pista. Sendo assim tudo indica que efetivamente as obras já começaram.

3°) Estrada Redentor (vulgo paineiras) ainda esta totalmente interditada conforme determinação do PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, contudo hoje foi constatado que um automóvel particular estava saindo pela cancela ao lado do centro de visitantes. Ao serem questionados do motivo pelo qual estavam trafegando por pista interditada os mesmos informaram que haviam entrado para pegar aguas nas "fontes" existentes nesse trecho. Ou seja, além dessa região estar muito instável com riscos de mais desmoronamento de terra e pedras, ainda existe o risco de colisão entre motoristas com ciclistas uma vez que todos podem pensar que, pelo fato da via estar interditada, podem transitar de qualquer forma por pensar que são os unicos que estão desobedecendo a interdição.

Aproveitando esse caso dos motoristas pegando agua nas "fontes" do Parque Nacional da Tijuca, lembrem-se que NÃO É ACONSELHÁVEL CONSUMIR ESSA ÁGUA DA MATA 😉.

Essa atitude também foi verificada ao lado do Colégio Santa Marcelina no Alto da Boa Vista onde existe até fila para encher garrafas e galões.

4°) Obras da Dona Castorina. Sobre essas obras, fomos verificar uma denúncia de que a mesma estava SUSPENSA porém infelizmente devido a um bloco de rua na Jardim Botânico, Infelizmente não tivemos condições de ir in loco verificar se essa denúncia procede. Sendo assim, caso alguem tenha passado por lá hoje, favor nos informar se havia ou não funcionários realizando as obras.

Desde já muito obrigado

Equipe CSC-RJ Comissão de segurança no ciclismo da cidade do RJ.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page