BMX: rodadas 3 e 4 da Copa do Mundo na Austrália são cancelada por mau tempo


Já dizia aquele velho ditado: “segurança em primeiro lugar”. E foi assim que a União Ciclística Internacional (UCI) agiu sobre as recente rodadas da Copa do Mundo em Bathurst, Austrália.

Após a realização das rodadas 1 e 2 em Shepparton, também na Austrália, os atletas brasileiros partiram até Bathurst para a realização das rodada 3 e 4 que ocorreriam neste fim de semana, porém, por conta de muita chuva e fortes ventos (acima de 70 km/h), ambas as rodadas foram canceladas

Inicialmente programada para o sábado (08/02), a etapa 3 até chegou a ter a primeira rodada da categoria Elite Masculino sendo realizada, porém, os relatos dos atletas de insegurança eram grandes e, após alguns acidentes, como o do australiano Kai Sakakibara que precisou ser levado de helicóptero até o hospital de Canberra em estado crítico, a organização da prova da UCI optou pelo cancelamento.

Já no domingo (09/02), rodada 4, até foi cogitado a mudança do partidor de largada, que inicialmente é feito no de Supercross (com 8 metros de altura) para o tradicional (que tem 4 metros de altura), porém, a segurança dos atletas falou mais alto e a rodada também foi cancelada.

As regras da UCI afirmam que, se um dia de corrida for cancelado, não haverá rodada substituta, porém, se o fim de semana inteiro for cancelado, o reagendamento poderá ocorrer.

O impasse aqui se dá ao fato de que, a categoria Elite Feminina não chegou a competir em nenhum dos dois dias, porém, a Elite Masculino chegou a correr na rodada 3.

Sendo assim isso significa que o fim de semana foi ou não foi cancelado?

Esta situação específica não está listada no livro de regras da UCI e o futuro do calendário fica incerto.

É aguardado um pronunciamento oficial da UCI nos próximos dias.


Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png