Coronavírus: Suspensão das competições pelo mundo do BMX no ano Olímpico

17 Mar 2020

 

Como vem acontecendo na grande maioria dos países do mundo, as competições esportivas estão sendo canceladas ou adiadas por conta da pandemia do COVID-19 (coronavírus) que assola o mundo.

 

No BMX, apesar de algumas provas já terem sido canceladas, somente nesta segunda-feira (16/03) que a UCI se posicionou de maneira oficial sobre o caso.

 

No comunicado publicado em seu site, a UCI solicita aos organizadores o cancelamento de qualquer evento de ciclismo no calendário internacional da UCI em territórios identificados em risco pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

 

Sendo assim, todas as provas contendo pontuação para o ranking mundial e olímpico estão suspensas inicialmente até o dia 03 de abril. Porém, a UCI disse ter solicitado ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que o período de qualificação seja interrompido retroativamente a partir de 3 de março de 2020 para garantir uma equidade esportiva, uma vez que, a partir dessa data, muitos países impediram a população de viajar para eventos esportivo.

 

COMO FICA A CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA?

 

Contrariando as decisões mundiais, até o momento o COI não cancelou as Olimpíadas deste ano e se mantém firme na decisão de realizá-la a partir de julho.

 

Algumas modalidades ainda não tem seus representantes definidos, e, para dar mais tempo à elas, o COI passou a permitir que competições com pontuação para as Olimpíadas até o dia 30 de junho.

 

E A SITUAÇÃO DA PRISCILLA STEVAUX?

 

Sem competir desde o dia 23 de fevereiro, quando venceu uma prova na Argentina, Priscilla Stevaux, que representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, está atualmente na 14ª colocação do ranking mundial, e em 2º lugar na disputa pela vaga olímpica feminina do BMX Racing, com somente 43 pontos atrás da Paola Reis.

 

Se houver a retomada das competições da UCI à tempo das Olimpíadas (considerando que ela ainda não foi cancelada), Priscilla tem total condições de conseguir a vaga, porém, como cerca de 80% do ciclo olímpico do BMX já aconteceu, há a possibilidade do ranking se encerrar como esta, e, nesta caso, Priscilla estaria de fora das Olimpíadas de Tóquio-2020.

Compartilhar
Twittar
Please reload

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Please reload

Procurar por Tags
Nosso canal no Youtube
logo timeraiz.png
logoLPH.png