top of page

Coronavírus: Suspensão das competições pelo mundo do BMX no ano Olímpico


Priscilla Stevaux sonha com vaga em Tóquio-2020 / Divulgação

Como vem acontecendo na grande maioria dos países do mundo, as competições esportivas estão sendo canceladas ou adiadas por conta da pandemia do COVID-19 (coronavírus) que assola o mundo.

No BMX, apesar de algumas provas já terem sido canceladas, somente nesta segunda-feira (16/03) que a UCI se posicionou de maneira oficial sobre o caso.

No comunicado publicado em seu site, a UCI solicita aos organizadores o cancelamento de qualquer evento de ciclismo no calendário internacional da UCI em territórios identificados em risco pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Sendo assim, todas as provas contendo pontuação para o ranking mundial e olímpico estão suspensas inicialmente até o dia 03 de abril. Porém, a UCI disse ter solicitado ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que o período de qualificação seja interrompido retroativamente a partir de 3 de março de 2020 para garantir uma equidade esportiva, uma vez que, a partir dessa data, muitos países impediram a população de viajar para eventos esportivo.

COMO FICA A CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA?

Contrariando as decisões mundiais, até o momento o COI não cancelou as Olimpíadas deste ano e se mantém firme na decisão de realizá-la a partir de julho.

Algumas modalidades ainda não tem seus representantes definidos, e, para dar mais tempo à elas, o COI passou a permitir que competições com pontuação para as Olimpíadas até o dia 30 de junho.

E A SITUAÇÃO DA PRISCILLA STEVAUX?

Sem competir desde o dia 23 de fevereiro, quando venceu uma prova na Argentina, Priscilla Stevaux, que representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, está atualmente na 14ª colocação do ranking mundial, e em 2º lugar na disputa pela vaga olímpica feminina do BMX Racing, com somente 43 pontos atrás da Paola Reis.

Se houver a retomada das competições da UCI à tempo das Olimpíadas (considerando que ela ainda não foi cancelada), Priscilla tem total condições de conseguir a vaga, porém, como cerca de 80% do ciclo olímpico do BMX já aconteceu, há a possibilidade do ranking se encerrar como esta, e, nesta caso, Priscilla estaria de fora das Olimpíadas de Tóquio-2020.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page