top of page

Coronavírus: treinar em casa ajuda a manter a forma, pedalar no rolo fortalece a musculatura e melho


Elite Drivo II / Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A

Com o objetivo de reduzir o número de casos do novo coronavírus (COVID-19), "achatar a curva" de contágio e evitar o colapso da saúde no País, as administrações públicas vêm adotando uma série de providências para limitar aglomerações e a circulação de pessoas. Com as academias e parques fechados, as ações de quarentena em diversos estados e municípios criam uma barreira para a atividade física.

Com essa nova ordem de isolamento social e orientação para permanecer em casa, o exercício físico torna-se ainda mais fundamental, não apenas para manter a forma e o condicionamento, mas também para fortalecer o sistema imunológico e ocupar a mente.

Neste cenário, andar de bicicleta em casa pode ser uma ótima opção de exercício aeróbico, principalmente para melhorar o sistema respiratório, aumentando frequência cardíaca e a disposição muscular, uma vez que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo. Além disso, pedalar acelera o metabolismo, afasta o estresse com a liberação de endorfinas e serotoninas e minimiza o risco de doenças como hipertensão e o colesterol alto.

Para colocar a sua bike em pleno funcionamento e em alta velocidade nos cômodos da sua residência, a indústria da bicicleta há muito tempo desenvolveu uma ferramenta que te permite pedalar sem sair do lugar: os rolos de treino. Eles possibilitam treinos mais lineares e controlados, ideal para aprimorar a pedalada, ganhando potência e aumentando a eficiência.

Juliano Mol Xavier, diretor de operações da Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A, distribuidora oficial da marca Elite / Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A

"Muitas vezes, para quem tem uma vida corrida, treinar em casa é mais prático, pois otimiza o tempo gasto nos deslocamentos. Além de aspectos de segurança e economia financeira, permite que o ciclista possa se exercitar a qualquer momento, mesmo em dias de chuva. Pensando em todas estas praticidades, trouxemos a solução dos rolos de treinamento para o mercado brasileiro, disponibilizando a oferta em nosso portal para as mais de 7.000 lojas espalhadas pelo país", comenta Juliano Mol Xavier, diretor de operações da Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A, distribuidora oficial da marca Elite.

Estes equipamentos para usar a bicicleta dentro de casa vão desde aqueles modelos mais básicos que permitem a simples pedalada, até os modelos com tecnologia que tem diferentes resistências, simulam terrenos, variam a inclinação, além de possuírem ajustes para ciclocomputador. Eles são práticos de usar, basta encaixar a bike no rolo. E ainda é possível treinar como se estivesse pilotando nas mais importantes ruas e estradas do mundo baixando programas específicos. Os rolos têm preços sugeridos que podem variar de um pouco mais de R﹩2000 até cerca de R﹩18.000, com modelos mais avançados para treinamento profissional.

O rolo solto ou rolo de equilíbrio, onde a bicicleta é apoiada em três cilindros e fica menos presa, permite uma pedala mais natural e onde se consegue aprimorar mais técnica. Nos rolos do tipo cycletrainer, o eixo da roda traseira da bike é preso em uma estrutura, deixando-a mais estável, sem risco de queda. Neste caso, apenas a roda traseira gira. Também é importante observar o tipo de movimento que o aparelho oferece: magnético, hidráulicos, eólicos e elétricos.

Elite Drivo II montado com a bike / Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A

Entre os mais avançados trazidos recentemente pela Blue Cycle destacam-se os rolos DRIVO II e o Direto X da marca italiana Elite. Ambos têm ótima precisão de medição de potência através do sistema OTS e capacidade para comunicar por ANT+ ou Bluetooth FTMS permitindo conexões mais práticas e ágeis. A resistência é magnética gerenciada eletronicamente, o que permite um pedal suave e uma potência de 2.300 Watt a 40 km/h. Compatível com cassetes Shimano 9, 10 e 11 velocidades, simula rampas de até 24% (Drivo II) e 18% (Direto X). Com estrutura dobrável e com alça integrada, o que facilita o uso e o transporte do aparelho.

Elite Direto X / Blue Cycle & Fishing Distribuidora S/A

Também com resistência magnética e compatibilidade com os mesmo cassetes Shimano, o Direto X é um rolo de treino com transmissão direta com comunicação wireless ANT + FE-C e Bluetooth FTMS com sistema de potencia integrado, podendo chegar a 2100 Watts a 40 km/h. O apresentador esportivo e ciclista amador Bruno Vicari é adepto do treino de rolo. "O Direto X tem sido a salvação dos meus dias de isolamento. Fiquei bastante surpreso com o realismo do Trainer interativo. Além da velocidade, os medidores de potência e RPM, já integrados, dão maior precisão ao treino. Já tinha usado outro rolo, mas durante o treino percebia que não conseguia dar o meu máximo. Termino os treinos no Dueto X exausto, o que é um bom sinal. Ele é bastante prático pra guardar com a base dobrável e de transportar, apesar do peso".

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page