top of page

Giro de Itália Virtual: Astana Pro Team assume a Maglia Rosa e mais de 4000 amadores inscritos até a


Alexey e família após a primeira etapa do Giro de Itália Virtual / Reprodução Twitter Astana

A equipe do Cazaquistão Astana Pro Team venceu a primeira etapa do Giro de Itália Virtual. Os dois pilotos da equipe, Alexey Lutsenko (44'41 ", melhor tempo individual da etapa) e Davide Martinelli, cruzaram a linha de chegada virtual com um tempo combinado de 1h35'04", conquistando a primeira Maglia Rosa da corrida. A equipe cazaque está no topo da Classificação Geral, com uma vantagem de 6'46 ”sobre a equipe italiana (representada por Elia Viviani e Samuele Zoccarato), e 9'40” sobre a equipe Bahrain-McLaren (Fred Wright e Grega Bole).

Após a primeira etapa, Alexey Lutsenko postou em sua conta no Twitter: " O primeiro dia do #GiroVirtual está feito! Com o melhor apoio possível, a família. A próxima etapa será na quarta-feira."

A Classificação Geral Feminina é liderada por Trek-Segafredo (tempo combinado de 2h10'04 "), graças às performances de Elisa Longo Borghini (a finalista mais rápida do estágio em 1h01'02) e Lizzie Deignan. Trek-Segafredo terminou 4'18 "à frente da seleção italiana em segundo lugar (representada por Maria Giulia Confalonieri e Arianna Fidanza). A Movistar Team Feminina é a terceira com 11'03 ".

Renato Di Rocco, presidente da Federação Italiana de Ciclismo, disse: “É uma grande satisfação ver o ciclismo cada vez mais se tornar uma fonte de inspiração para muitos. Nestes tempos difíceis em que todos vivemos, o esporte continua a enfrentar os inúmeros desafios, encarando-os de frente. O Giro de Itália Virtual é outro exemplo disso. Lançado pela La Gazzetta dello Sport e RCS Sport após o sucesso da virtual Milano-Sanremo, ela encapsula o espírito resiliente que realmente distingue a comunidade de ciclistas. Deveríamos estar orgulhosos disso. A participação da seleção italiana, masculina, feminina e menores de 23 anos, é outra fonte de orgulho. Demonstra um senso de comunidade, presente não apenas na equipe italiana, mas também no esporte em geral. Os pilotos, as equipes, os fãs, somos todos um time, agora mais do que nunca. Como equipe, teremos sucesso. Todos devemos aguardar ansiosamente o dia em que o Giro poderá mais uma vez percorrer toda a extensão de uma nação italiana renascida, mostrando o seu melhor. ”

Veja como foi a disputa

Mauro Vegni, diretor do Giro d'Italia, disse: "Enquanto esperamos para descobrir como e quando nossa amada corrida retornará às estradas da Itália, pensamos que o Giro de Itália Virtual traria uma experiência envolvente para pilotos e fãs. Escolhemos esses sete estágios, cada um com sua natureza variada, para satisfazer pilotos com características diferentes. O evento tem vários desafios diversos, seja no final da etapa 10 em Tortoreto, nas subidas rolantes de Nove Colli, nas finais de Madonna Di Campiglio e Sestriere (com mais de 1000 metros de altitude em seus 30 km finais) ou nos 15,7 km de Contra-relógio individual de Milão. Será um verdadeiro sabor do Corsa Rosa. "

Elia Viviani, medalha de ouro nos Jogos Rio-2016 na categoria Omnium, segue na seleção italiana e disse: “Toda essa iniciativa é realmente ótima. Em um momento como esse, é bom ver o esporte do ciclismo encontrar novas maneiras de retribuir algo aos fãs e, ao mesmo tempo, arrecadar fundos para a Cruz Vermelha Italiana. Como atleta, estou mais do que feliz em participar. É um desafio genuíno para o ciclista, pois você está pedalando uma simulação precisa de subidas que realmente parecem reais. É uma experiência, eu recomendo. "

Para experimentar a emoção do Giro de Itália Virtual, os pilotos precisam apenas de uma conta Garmin Connect para se inscrever gratuitamente. Após o registro, eles poderão fazer upload dos arquivos GPX dos sete estágios do Giro e instalá-los em seu ciclo computador Garmin Edge. Os ciclistas também precisarão de um rolo inteligente de nova geração, como os oferecidos pela Tacx, ou qualquer outra marca que seja interativa com recursos semelhantes, para se conectar com a bicicleta.

A inscrição no evento permitirá que os competidores participem das sete etapas do Giro Virtual. O registro é dividido em quatro categorias separadas - 'Amador', 'Lendas', 'Pro' e 'Mulher' - cada uma com sua própria classificação geral. O portal de inscrição está disponível para acesso em quatro idiomas, enquanto o livro de regras oficial do evento está disponível em inglês e italiano.

A RCS Sport está promovendo uma iniciativa de captação de recursos em auxílio à Cruz Vermelha Italiana, aceitando doações através do portal de doações Rete del Dono, disponível aqui. As doações feitas através do portal até 10 de maio permitirão à organização humanitária continuar trabalhando na linha de frente da emergência do Covid-19, oferecendo socorristas, rastreamento de vírus e apoio psicológico e logístico, entre outras atividades de vital importância na luta contra a epidemia. A campanha de angariação de fundos foi possível por Rete del Dono - um parceiro de longa data da RCS Sport e notável coordenador de vários programas de caridade esportivos de sucesso, incluindo o Milano Marat.

Giro d’Italia Virtual stages:

Stage 1 – Saturday, April 18 - SAN SALVO > TORTORETO 32.1km – 480m vertical elevation

Stage 2 – Wednesday, April 22 - CESENATICO > CESENATICO (NOVE COLLI) 32.7 km – 980m vertical elevation

Stage 3 – Saturday, April 25 - UDINE > SAN DANIELE DEL FRIULI 26.9 km – 550m vertical elevation

Stage 4 – Wednesday, April 29 - BASSANO DEL GRAPPA > MADONNA DI CAMPIGLIO 25.9km – 930m vertical elevation

Stage 5 – Saturday, May 2 - PINZOLO > LAGHI DI CANCANO (Stelvio National Park) 30.0km – 710m vertical elevation

Stage 6 – Wednesday, May 6 - ALBA > SESTRIERE 31.5 km – 1,180m vertical elevation

Stage 7 – Saturday, May 9 - CERNUSCO SUL NAVIGLIO > MILAN ITT 15.7km – 30m vertical elevation

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page