top of page

Dia Mundial do Livro: Equipe Movistar libera desenhos para criançada colorir e damos dicas de livros


Um dos desenhos para colorir / Divulgação

A equipe espanhola Movistar aproveita o Dia Mundial do Livro e libera desenhos temáticos da equipe para as crianças colorirem durante o isolamento social, para fazer o download basta clicar aqui.

O Dia Internacional do Livro teve origem na Catalunha (Espanha), celebrado pela primeira vez em 05 de abril de 1926, em comemoração do nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, proposto pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés na Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em fevereiro de 1923, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol e o prêmio literário Miguel de Cervantes.

No ano de 1930, a data comemorativa foi mudada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu 23 de abril o "Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor", a fim de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual. Além de Cervantes, nesta data ocorreu o falecimento de outros escritores, como o escritor catalão Josep Pla e o dramaturgo inglês William Shakespeare.

No Brasil, o dia 29 de outubro foi escolhido para se homenagear o livro, dnominado "Dia Nacional do Livro", data de fundação da Biblioteca Nacional, com origem na transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.

Dicas de livros sobre ciclismo:

A bicicleta fantástica - Fergus fechou os olhos e deixou que seus pés girassem os pedais para trás uma, duas, três vezes...

Está chegando o grande dia, e tudo o que Fergus quer para seu aniversário de nove anos é uma bicicleta incrível. Contudo, bicicletas incríveis são caras, e ele vai ter que se contentar com uma velhinha e enferrujada. Mas Fergus e seu cachorro vão descobrir depressa que os presentes mais inusitados podem nos trazer as mais deliciosas aventuras: a bicicleta os transporta para uma terra governada por um rei que não aprova o ciclismo.

Lá, Fergus vai se unir à animada princesa Lis e terá que pedalar pelo Pântano da Morte Certa, encarar os Cavaleiros Sem Caô e seus Cães da Canalhice antes de voltar ao mundo real para enfrentar mais um desafio: entrar para a equipe de ciclismo da cidade. Para isso, ele precisará aprender que na vida real não é preciso mágica para vencer, só um pouco de paciência e o apoio da família e dos amigos.

A bicicleta fantástica é o primeiro livro da série Fergus Voador, do ex-ciclista britânico campeão olímpico Sir Chris Hoy. Editora: Rocco Jovens Leitores

O Leão da Toscana - O ciclista italiano Gino Bartali foi um dos mais importantes atletas do século XX e, o que poucos sabem, foi um herói durante a Segunda Guerra Mundial. Essa biografia comovente, acompanha sua trajetória, desde a infância pobre, passada em um vilarejo próximo à Florença, até o momento em que a Itália entra em guerra e é ocupada pelos nazistas. Gino abriga uma família judia e participa de ações secretas e arriscadas, como a de transportar, no quadro da bicicleta, identidades falsas que salvaram a vida de centenas de perseguidos. No fim da guerra, mesmo desacreditado, Gino Bartali, conhecido como O Leão da Toscana por sua capacidade de superação e tenacidade, consegue retomar a carreira. Uma história que continua inspirando gerações. "'Não serás omisso' é um poderoso ensinamento bíblico. Este livro oferece um exemplo emocionante de coragem moral. Um cidadão simples, e grande atleta, decide se opor a uma ditadura política cruel e racista salvando judeus na Itália. Era tão difícil tornar-se um herói então? Era o necessário para permanecer humano" Elie Wiesel, escritor e Prêmio Nobel da Paz. Editora: Zahar

Circuito de Mentiras - Juliet Macur, premiada repórter do New York Times, acompanhou durante quase dez anos a incrível trajetória de Lance Armstrong. O ciclista, que em 2006 atingiu o recorde de vitórias no exigente Tour de France, com sete títulos consecutivos, transformou-se num dos maiores párias da história esportiva após denúncias de que ele recorria ao doping para competir.

Com a reputação em ruínas, abandonado pelos antigos patrocinadores e acusado de articular um grande esquema de uso de drogas para aumentar o desempenho, ele contou pessoalmente a Macur sua própria versão do caso. E a autora foi além: conversou com colegas de equipe e parentes de Armstrong e reuniu relatos de centenas de testemunhas para revelar a dimensão do escândalo que transformou o ciclismo mundial.

E o furo mais impactante veio do homem que por um tempo foi o mentor de Lance e um de seus maiores amigos: J.T. Neal. Em seus últimos anos de vida, antes de sucumbir ao câncer, Neal deixou mais de vinte horas de gravações, em que registrou boa parte de sua experiência ao lado de Lance Armstrong, incluindo detalhes sobre o consumo de substâncias ilegais e a prática rotineira de doping.

Depois da revelação do escândalo de doping, em 2012, Juliet Macur foi uma das únicas profissionais da mídia — além de Oprah Winfrey — a ter acesso exclusivo a Lance Armstrong. Editora: Intrínseca

RAAM, Mr. Milan - No Limite do corpo, da alma e da razão" é um livro-reportagem que narra a décima participação de Marcio Milan, aos 65 anos, e de sua equipe, a Vencendo Desafios Team Brasil, na mais difícil prova de ciclismo do mundo, a RAAM (Race Across America), em que os atletas cruzam os EUA, de Oceanside (CA) a Annapolis (MD), percorrendo quase 5.000 quilômetros, em cerca de sete dias.

Marcio Milan é um executivo do varejo brasileiro apaixonado por esportes de ultrarresistência e, especialmente, pela RAAM. Em 2013, ele se tornou o primeiro brasileiro a figurar no Hall da Fama da prova. A edição retratada no livro é a de 2014, na qual a Vencendo Desafios contou com um quarteto de ciclistas, entre os quais Marcio, e uma equipe de apoio de 18 pessoas. O livro se propõe a mostrar as dificuldades, conflitos e vitórias íntimas, não só dos ciclistas, mas de todos os integrantes da equipe. Além disso, a obra revela a continental beleza dos EUA, por meio de descrições e belas fotos. Editora: Poligrafia

Em 300 dias de bicicleta: 22 mil km de emoções pela América, Sven Schmid nos convida a conhecer as surpreendentes e intrigantes histórias de sua viagem de bicicleta pela América. Obrigado a deixar o Brasil, ele decide colocar em prática sua antiga ideia: encara uma emocionante viagem rumo ao desconhecido. Durante 10 meses, ele percorre sozinho mais de 20.000 km da Argentina até o Canadá. Nesse livro, Sven apresenta em texto cativante seu diário de viagem completo, contando suas experiências, desafios, os importantes e inusitados encontros, os momentos de solidão, medo e gratidão indescritíveis. Todos os curiosos e interessantes relatos dessa incrível viagem estão reunidos aqui com uma série de fotos e mapas do percurso. Editora: Edições de Janeiro

O Brasil que pedala -- Como é a vida nas cidades onde mais se pedala no Brasil? Quais os motivos que as fazem ter tantos ciclistas e quais são os hábitos e perfis destes ciclistas? Foi com interesse em responder a essas questões que as autoras e os autores, membros de organizações de ciclistas com experiência em pesquisa e promoção da bicicleta, se debruçaram sobre 11 cidades brasileiras de pequeno porte – com até 100 mil habitantes: Afuá (PA), Antonina (PR), Cáceres (MT), Gurupi (TO), Ilha Solteira (SP), Mambaí (GO), Pedro Leopoldo (MG), Pomerode (SC), São Fidélis (RJ), Tamandaré (PE) e Tarauacá (AC).Com o mesmo entusiasmo com que pedalam no dia a dia e pensam a ciclomobilidade, apresentam, neste livro, um retrato elucidativo e estimulante sobre o tema. Acompanhadas de dados estatísticos atualizados, as narrativas saborosas contam causos locais, revelam motivações pessoais, e confirmam e complexificam questões similares ― ou não ― às vivenciadas nas cidades médias e grandes. Editora Jaguatirica

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page