top of page

Specialized lança a nova Diverge 2021 com mudanças


A Specialized lançou nesta quinta-feira (07/05) a nova Diverge modelo 2021, bicicleta para gravel e que pode ser utilizada para cicloturismo também. Gravel bike é um tipo de bicicleta que tem algumas semelhanças com as road bikes, mas elas andam em terrenos com terra, lama, cascalho e pedras. Além de ter pneus mais largos, proporcionando uma diversão e conforto diferentes do road e do MTB.

O modelo 2021 conta com sistema Future Shock 2.0, que foi herdado de outro modelo da fabricante, a Roubaix. A redução de fadiga é um fator bem óbvio ao se falar de velocidade, já que quanto mais confortável você estiver, menos cansado vai ficar, especialmente depois de um longo dia em um terreno acidentado. À longo prazo, isso também contribui na potência, conforme a suavidade aumenta e conforme sua força se torna mais constante, seu tempo melhora consideravelmente. O curso do Future Shock 2.0 conta com cartucho hidráulico para manter o ciclista em controle total e na linha certa, enquanto protege suas mãos, braços e ombros da “batedeira” do estradão ou da trilha. Isto tudo sem comprometer a velocidade. O Future Shock 2.0 pode ser encontrado nos modelos S-Works, Pro, Expert e Comp Carbon. Já o Future Shock 1.5 está nos modelos Comp E5, Sport e Base Carbon. Os modelos mais básicos E5 e Elite E5 não têm Future Shock.

A geometria mudou muito e a distanciou do passado em que as Gravel bikes eram bicicletas de estrada adaptadas para andar em terrenos adversos.

A Nova Diverge (1) se inspirou no modelo Epic para MTB. Agora o ângulo de caixa de direção está mais relaxado, com alcance mais longo e cockpit mais curto, que asseguram uma Diverge ainda mais estável, para que o ciclista mantenha o controle em alta velocidade, tanto no estradão como na trilha.

2 - OFFSET - Conta com novo garfo que aumentou o offset para garantir que toda essa estabilidade em alta velocidade nunca pareça lentidão no guidão ou imprecisão na roda dianteira.

3 - MAIS ALTO, MAIS BAIXO - O movimento central da Diverge aumentou em 6 mm para garantir uma pedalada mais ágil, assegurando, ao mesmo tempo, que o Drop do movimento central face ao eixo das rodas segue com 80 mm – esta medida se encontra entre as mais baixas em comparação com outros modelos de gravel, para entregar uma estabilidade maior.

4 - SOB MEDIDA - Com 425mm, as rabeiras traseiras inferiores da Diverge mantêm a roda sob o ciclista para uma boa aceleração e mudanças de direção super ágeis – ao mesmo tempo, geram um equilíbrio perfeito na bike para inspirar máxima confiança.

O espaço para pneus ficou maior e aceita modelos mais largos. Com a mudança é possível "calçar" a nova Diverge com pneus de até 47 mm em uma roda de 700c e 2,1”em 650B.

O compartimento interno SWAT da Diverge permite colocar seus equipamentos no local certo (baixo, no quadro) para que o ciclista não tenha que carregá-los nos bolsos, melhorando a experiência e permitindo uma pedalada ainda mais confortável. O modelo ainda conta com várias furações para instalar paralamas, alforges, rack e sair por aí pedalando.

O compartimento interno SWAT da Diverge permite colocar seus equipamentos no local certo (baixo, no quadro) para que o ciclista não tenha que carregá-los nos bolsos, melhorando a experiência e permitindo uma pedalada ainda mais confortável. A Diverge é compatível com a maioria dos racks de carga. Os pontos de ancoragem inferiores estão logo acima do eixo traseiro e os pontos superiores estão em uma presilha de canote especial que acompanha cada modelo. O garfo foi desenvolvido para aceitar racks com padrão de montagem embaixo, na ponta do garfo. Racks que são acoplados na coroa do garfo não são compatíveis com a Diverge. A maioria das bolsas de quadro, canote e guidão são compatíveis com a Diverge. Observe que as bolsas para o top tube com o velcro que passa envolta do Future Shock podem danificar a proteção de borracha. Quando usar uma bolsa no top tube, nós recomendamos uma que seja montada direto no tubo superior como a Specialized Burra Burra (41120-5503).

Existem seis espaços para suporte de caramanhola na Diverge. Dois dentro do triangulo principal do quadro, outro na parte de baixo do tubo inferior, dois no garfo, e o último na parte superior do tubo superior.

Todos os modelos da Diverge têm um movimento central de rosca com 68mm e um canote de 27.2mm. O eixo traseiro é de 142x12 e o dianteiro de 100x12. Os freios seguem o padrão de montagem plana com o garfo projetado para discos de 160/180mm ao invés dos discos mais comuns de 140/160mm.

Todos os modelos da Diverge têm o peso limite de 275lbs/125kgs. O peso máximo no rack traseiro é de 55lbs/25kgs. O limite no rack do garfo é de 30lbs/14kgs. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no Manual do Ususário Specialized.

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page