top of page

70.3 de Florianópolis tem Pedro Arriagada, chileno, de 71 anos, como destaque na prova


Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis (Arquivo Pessoal)

Contando com cerca de 1700 participantes de 27 países, o Itaú BBA Ironman 70.3 Florianópolis, marcado para o dia 16 de abril, na Praia dos Ingleses, na capital catarinense, reunirá destaques em diversas categorias de Faixa Etária. Uma das atrações desta edição será o chileno Pedro Arriagada, de 71 anos, o mais idoso entre os inscritos. Mas não se deixe enganar pela idade, já que este senhor, que também é diretor de triatlo da Universidad Católica de Chile (UC), possui um grande e renomado currículo, com participação em mais de 180 provas, entre elas quatro do Circuito Ironman e mais de 100 provas do Circuito Ironman 70.3.


O início da modalidade aconteceu em razão de uma recuperação pós cirúrgica. “Fiz uma operação no joelho e tive de fazer um trasplante de rótula. Comecei a nadar para a recuperação na piscina da Universidad Católica ao lado da pista de treinos dos triatletas e, aos poucos, fui agregando a corrida e a bicicleta a minha rotina de tratamento. Assim comecei nos triatlos e hoje já são quase 200 eventos e quatro décadas de triatlo”, explica.


Pedro ressalta que o esporte trouxe uma grande disciplina para sua vida. “Me dá uma estrutura e permite que faça muitos amigos e companheiros de treinos e corridas. Entrei na equipe da UC e com eles treino e participo dos eventos. Temos viajado junto e isso é o mais divertido, pois me mantém são física e mentalmente, além de ser uma inspiração para os mais jovens. Isso me motivou a focar no IRONMAN do Havaí e a felicidade dos atletas que cruzam a linha de chegada Minha estreia foi na Nova Zelândia, quando cheguei chorando igual aos demais competidores”, diz.


Ele ainda destaca o maior benefício que conseguiu com o triatlo. “Mas o maior presente que o triatlo me deu foi ter me ensinado a superar as dificuldades e a dor, ser perseverante. Ou seja, todos os benefícios que temos aos fazer um esporte exigente. E ainda temos muito pela frente”, completa.


A prova na praia dos Ingleses é classificatória para o Ironman 70.3 World Championship 2023, marcado para Lahti, na Finlândia, nos dias 26 e 27 de agosto. Ao todo, a etapa distribuirá 55 vagas, sendo as 30 vagas da Faixa Etária já garantidas e mais 25 exclusivamente para as mulheres. Ao todo, serão 1700 competidores que terão pela frente as distâncias de meio Ironman, ou seja, 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida em um percurso bastante rápido e técnico.

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page