top of page

70.3 de Florianópolis se destaca por seu crescimento


70.3 de Florianópolis (Fábio Falconi/Unlimited Sports)

O Itaú BBA Ironman 70.3 de Florianópolis terá, no dia 16 de abril, sua quarta edição, abrindo mais uma vez a temporada da categoria. Caçula da série de eventos do Circuito Ironman 70.3 no país, a disputa vai se consolidando com uma das principais do calendário internacional e apresenta números que confirmam essa condição. Criada em 2018 atendendo a perdidos dos próprios triatletas por um evento mais rápido na cidade que é considerada a capital nacional do triatlo, a etapa realizada na bela Praia do Ingleses segue crescendo e atraindo competidores de várias partes do mundo.


No ano passado, por exemplo, a prova teve inscrição de 1.700 atletas da Faixa Etária, um aumento de mais de 30% em relação a edição de estreia, quando 1.300 competidores participaram do evento. Vale ressaltar que nos dois primeiros eventos, a disputa reuniu triatletas amadores e de Elite, fato que valoriza ainda mais o crescimento. Para este ano, mais uma vez com foco nos amadores, a expectativa é pela manutenção deste saldo positivo com recorde de quase 2 mil atletas inscritos de 21 países. Além disso, a prova conta com representante de 22 estados do Brasil.


Os brasileiros, inclusive, têm dominado o topo do pódio masculino e feminino no 70.3 de Floripa. O catarinense Igor Amorelli e a capixaba Pamela Oliveira, ambos triatletas de Elite, venceram a prova duas vezes, em 2018 e 2019. Já em 2022, após o recesso por conta da pandemia, os paulistas José Belarmino e Patrícia Franco levaram a melhor e mantiveram a hegemonia nacional na prova de abertura do calendário.


O evento também apresenta um alto potencial turístico e econômico para Florianópolis. Assim como o Ironman Brasil, o Ironman 70.3 traz inúmeros benefícios para a região. Afinal, interage a comunidade local contando com o apoio de milhares de pessoas no staff para garantir toda a assistência e segurança ao longo do fim de semana e, especialmente no dia da prova. A etapa acaba gerando em média uma movimentação financeira de cerca de R$ 17 milhões, número bastante significativo e importante para a comunidade.


A etapa do dia 16 começará na Praia dos Ingleses, com uma volta de natação de 1,9 km, seguida por uma volta de bike de 90 km por um percurso bonito e muito rápido. Os competidores fecharão a prova com três voltas de corrida, totalizando 21,2 km, ao longo da encantadora praia de uma das mais belas cidades do Brasil, com chegada no Oceania Park.


Em jogo, vagas para o Ironman 70.3 World Championship 2023 em Lahti, na Finlândia, nos dias 26 e 27 de agosto. Além das 30 vagas já garantidas destinadas aos atletas das categorias Faixa Etária Masculina e Feminina, a Itaú BBA Ironman 70.3 Florianópolis ainda oferecerá mais 25 vagas dedicadas exclusivamente às mulheres.

Resultados 2022

Masculino

1) José Belarmino de Souza Filho (BRA), 4h01minuto25s

2) Cid Barbosa (BRA), 4h02min44s

3) Marcus Vinícius Fernandes (BRA), 4h02min52s

Feminino

1) Patricia Mendes Franco (BRA), 4h19min40s

2) Fernanda Palma (BRA), 4h26min15s

3) Natalia Ferreira Rabello Fernandes (BRA), 4h42min16s

Campeões do Itaú BBA IRONMAN 70.3 Florianópolis

2022 – José Belarmino de Souza (BRA) e Patrícia Mendes Franco (BRA)

2019 – Igor Amorelli (BRA) e Pâmella Oliveira (BRA)

2018 – Igor Amorelli (BRA) e Pâmella Oliveira (BRA)

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page