top of page

70.3 de Floripa em quatro edições só viu vitória brasileira e no próximo dia 14 terá a chance de aumentar esta marca


José Belarmino e Patricia Mendes Franco, vencedores das duas últimas edições, estão confirmados

Os triatletas brasileiros sobram no Itaú BBA Ironman 70.3 Florianópolis, que terá sua quinta edição no dia 14 de abril, na Praia do Ingleses, abrindo a temporada 2024 de provas dos circuitos 70.3 no país. Ao longo de suas quatro edições, apenas triatletas brasileiros alcançaram o topo do pódio geral no masculino e feminino. E, para este ano, a perspectiva de vitória nacional segue alta, já que os atuais campeões, José Belarmino e Patrícia Mendes Franco, estão confirmados entre os 1900 participantes inscritos.


O retrospecto é muito positivo. Nas duas primeiras edições, em 2018 e 2019, que reuniram atletas profissionais, Igor Amorelli e Pâmella Oliveira ficaram com os títulos. No retorno das competições após a pandemia, o evento mudou seu foco para os amadores e aí foi a vez de Belarmino e Patrícia assumirem a condição de domínio, sagrando-se bicampeões.


Agora, mais uma vez, eles chegam fortes para manter essa hegemonia. Belarmino, aliás, tem sido um dos destaques do circuito. Com 11 títulos em etapas no país desde 2016, ele ainda garantiu dois títulos mundiais em 2022, na categoria 45/49 anos: o Ironman World Championship 2022, no Havaí (EUA), e o Ironman 70.3 World Championship 2022 – St George / Utah (EUA). No ano passado, além do Itaú BBA Ironman 70.3 Florianópolis, ele ainda ganhou a etapa de São Paulo, sua segunda conquista na capital paulista.


Patrícia não fica atrás. Ela dominou o circuito em 2022, conquistando o topo do pódio nas cinco etapas realizadas, em Florianópolis, Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. No ano passado, não esteve presente em todas as etapas, mas conseguiu duas importantes vitórias, na capital catarinense e no Rio de Janeiro.


A prova de abertura ainda classificará atletas para o 70.3 World Championship 2024 em Taupo, na Nova Zelândia. Além das 30 vagas já garantidas destinadas aos atletas das categorias Faixa Etária Masculina e Feminina, o 70.3 Florianópolis ainda oferecerá mais 15 vagas dedicadas exclusivamente às mulheres, com o objetivo de aumentar a participação feminina nos eventos mundiais.

 

Campeões do 70.3 Florianópolis

2023 – José Belarmino de Souza (BRA) e Patrícia Mendes Franco (BRA)

2022 – José Belarmino de Souza (BRA) e Patrícia Mendes Franco (BRA)

2019 – Igor Amorelli (BRA) e Pâmella Oliveira (BRA)

2018 – Igor Amorelli (BRA) e Pâmella Oliveira (BRA)

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page