70.3 Fortaleza - Latin American Championship começa a transformar a capital cearense
A semana promete muita agitação em Fortaleza. Pela oitava vez, a capital cearense será o palco de um dos maiores eventos endurance do mundo com a realização do Itaú BBA Ironman 70.3 Fortaleza – Latin American Championship. Mais de mil triatletas, entre profissionais e amadores, de 21 países, participarão da prova na Nova Beira-Mar. Por isso, os próximos dias deverão transformar a rotina da cidade com a chegada dos competidores e seus familiares, abertura do Ironman Village e ajustes finais para a prova no dia 19.
A prova terá as largadas a partir das 5h30 e os competidores terão pela frente 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, todas com largada e chegada na arena montada na Nova Beira-Mar. O evento classificará atletas para o Mundial Ironman 70.3 do ano que vem, na Nova Zelândia, sendo três de cada gênero entre os profissionais e 75 nas diversas categorias amadoras de Faixa Etária. A Elite ainda dividirá uma premiação de 50 mil dólares, cerca de 250 mil reais.
Já a programação oficial começará na quinta-feira, dia 16, com a abertura do Ironman Village, e início da entrega de kits, ambos a partir das 14h. Os kits, aliás, poderão ser retirados até as 13h do sábado, véspera da prova. No sábado ainda acontecerão outras duas atrações: o Ironkids, às 8h, e a Coletiva de Imprensa com destaques profissionais às 10h no estande do Itaú BBA montado dentro do Village.
Para proporcionar uma experiência única, segura e prazerosa, o evento conta com uma infraestrutura de alto nível e que acaba contribuindo para a movimentação financeira na cidade. Isso porque serão mais de mil pessoas no staff, seja para o atendimento antes, durante e depois da prova. Na parte médica, serão oito médicos, 12 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem, além de seis ambulâncias com UTI Móvel e seis motolâncias. No pós-prova, a fisioterapia terá dez profissionais e 28 estudantes.
Um evento que reúne homens e mulheres de ferro só poderia ter números expressivos. Na parte de hidratação, por exemplo, serão quase 76 mil copos de água, sem falar de 8.200 garrafinhas de água para o ciclismo, 5.100 garrafinhas de isotônico DUX e 698 garrafas de dois litros de refrigerante. Para manter numa temperatura agradável, serão usados 3.800 toneladas de gelo.
Para o percurso, a organização utilizará 2.700 metros de grades e 3.500 cones, e ainda contará com 380 agentes de trânsito para garantir a fluidez e a menor interferência no dia a dia dos moradores de Fortaleza, em especial na Nova Beira-Mar.
Comentários