70.3 retorna a Brasília após nove anos e abre a temporada 2025
Márcio de Miranda
9 de mar.
2 min de leitura
A temporada 2025 do circuito Itaú BBA Ironman 70.3 começa em abril com a primeira das cinco etapas programadas para o ano. No dia 13 de abril, Brasília receberá a competição, reunindo triatletas profissionais e amadores do Brasil e do exterior. A largada e a chegada ocorrerão no Pontão do Lago Sul, onde também será montada a Ironman Village, centro de interação e exposição para atletas e espectadores.
A volta do 70.3 a Brasília acontece em um momento especial para a cidade, que celebra 65 anos de fundação. Além disso, marca o retorno da prova ao local onde teve sua primeira edição no Brasil, em 2006. Desde então, a capital federal se consolidou como um dos principais destinos do triatlo no país, tendo sediado outras cinco edições do evento, além de competições internacionais como a Copa do Mundo de Triatlo na distância olímpica.
O Distrito Federal tem uma forte tradição no triatlo, revelando grandes nomes como Leandro Macedo, Alexandre Manzan e Mariana Ohata. A edição de 2025 também se destaca pelo retorno dos atletas profissionais em todas as etapas do circuito nacional, elevando o nível técnico das disputas.
Os competidores enfrentarão 1,9 km de natação nas águas do Lago Paranoá, seguidos por 90 km de ciclismo passando por marcos icônicos da capital, como a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional e a Ponte JK. O percurso se encerra com 21,1 km de corrida na Península dos Ministros. O terreno predominantemente plano e as largas vias da cidade favorecem disputas rápidas e acirradas, proporcionando um grande espetáculo para os fãs do esporte.
O 70.3 Brasília 2025 será classificatório para o Campeonato Mundial de Ironman 70.3, que acontecerá em Marbella, na Espanha, nos dias 8 e 9 de novembro. Serão 70 vagas para atletas amadores, divididas entre 45 no geral e 25 extras exclusivas para mulheres. Para os profissionais, serão disponibilizadas duas vagas no masculino e duas no feminino, além de uma premiação total de 15 mil dólares para os primeiros colocados.
A programação oficial começa no dia 10 de abril, com a abertura da Ironman Village, que contará com expositores de equipamentos esportivos e será ponto de encontro para atletas e espectadores. Outros destaques incluem o Itaú BBA IronKids Brasil, corrida infantil para crianças de 2 a 12 anos, no dia 12 de abril, e a coletiva de imprensa com os principais atletas profissionais do evento.
HISTÓRICO DOS CAMPEÕES DO IRONMAN 70.3 BRASÍLIA
2006 - Oscar Galindez (ARG) / Fernanda Keller (BRA)2007 - Paulo Miyasiro (BRA) / Carla Moreno (BRA)2013 - Jérémy Jurkiewicz (FRA) / Amanda Stevens (EUA)2014 - Tim Don (GBR) / Mirinda Carfrae (AUS)2015 - Tim Don (GBR) / Helle Frederiksen (DIN)
A expectativa para a etapa de 2025 é de grandes disputas e momentos inesquecíveis para atletas e fãs do triatlo. Com a volta dos profissionais e um percurso desafiador, Brasília promete ser palco de mais um espetáculo do endurance esportivo.
Comentarios