top of page

70.3 São Paulo: Carolina Carvalho vence e José Belarmino conquista o bi


taú BBA IRONMAN 70.3 São Paulo (Fábio Falconi/Unlimited Sports)

O Itaú BBA Ironman 70.3 São Paulo definiu os campeões de sua terceira edição, na manhã de muito calor deste domingo em Sampa. O triatleta paulista José Belarmino foi o melhor no masculino, repetindo o feito de 2019, primeira edição do evento. Já no feminino, o título ficou com a cearense Carolina Carvalho, que garantiu seu primeiro topo de pódio em provas do Circuito Ironman 70.3 realizadas no país.

Belarmino completou o percurso de 1,9 km de natação, 90,1 km de ciclismo e 21,1 km de corrida, com largada e chegada na Cidade Universitária de São Paulo – USP, com o tempo de 4h04min07, mais de cinco minutos de vantagem para o vice-campeão, Enzo Cauã Krauss Conceição, em 4h09min36. Walter Tlaija foi o terceiro, 4h11min36.


Já Carolina completou a prova feminina, por sinal bastante disputada, em 4h44min04. Na segunda colocação na geral ficou Júlia Pauro, com 4h45min24, enquanto, em terceiro, ficou Luiza Pais de Cunha, 4h46min22.


Cerca de 2000 atletas amadores de 26 países participaram do evento, que distribuiu 30 vagas para o Mundial Ironman 70.3 de 2024, programado para os dias 14 e 15 de dezembro, em Taupo, na Nova Zelândia. A quinta e última etapa de provas do Circuito Ironman 70.3 no país será no dia 19 de novembro, na Praia de Iracema, em Fortaleza (CE).


A terceira edição do 70.3 São Paulo colocou à prova o preparo de homens e mulheres de ferro. A alta temperatura, que ao final da manhã chegou a 35º Celsius, exigiu bastante dos competidores, especialmente no que diz respeito à hidratação. Apesar disso, os alguns triatletas não se queixaram.


Esse foi o caso do bicampeão José Belarmino, que não se incomodou e teve mais um desempenho perfeito. “Fiz uma prova mais conservadora, porque sabia que se eu forçasse muito, principalmente no pedal, não ia ter gás para correr. Vim competir gripado e descansei os três últimos dias, sem treinar, mas concentrado e focado para a competição. Então, a estratégia de encaixar um bom pedal e sair pra corrida inteira pra administrar, deu certo e foi bom. Eu nem senti tanto calor, corri mais na sombra, me hidratei bem e não tive nenhum problema. Chegar em primeiro com o apoio da minha família fez o meu dia”, afirmou.


A nordestina Carolina, por sua vez, se disse surpresa com o feito. “A prova foi sensacional, porém difícil. Acho que o clima pesou bastante. Eu me senti muito bem no pedal, adorei o percurso e percebi que estava muito organizado e fluido. Mas meu pior obstáculo mesmo hoje, por incrível que pareça, foi a corrida. Eu senti bastante, tive muita câimbra, acho que devido ao calor. Para mim foi a parte mais difícil. Estou surpresa e feliz com o resultado”, declarou.

Resultados 2023

Masculino

1. José Belarmino de Souza Filho (BRA), 04:04:07

2. Enzo Cauã Krauss Conceição (BRA), 4:09:36

3. Walter Tlaija (BRA), 4:11:36

Feminino

1. Carolina Carvalho (BRA), 4h44min04

2. Júlia Pauro (BRA), 4h45min24

3. Luiza Pais da Costa (BRA), 4h46min22

Campeões

2023 – José Belarmino (BRA) e Carolina Carvalho (BRA

2022 – Felipe Bergamini (BRA) e Patrícia Franco (BRA)

2019 – José Belarmino (BRA) e Fernanda Palma (BRA)


Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page