A UCI lança campanha Fair Cycling por um ciclismo honesto
A União Ciclística International (UCI) lançou na manhã desta quinta-feira (22) uma campanha que visa garantir que todos os envolvidos no ciclismo – atletas, treinadores, organizadores, dirigentes e diferentes membros da comitiva dos ciclistas – contribuam para manter o esporte honesto.
A campanha Ciclismo Justo conscientiza sobre todas as formas de manipulação competitiva, que é qualquer arranjo que vise a alteração indevida do resultado de uma prova de ciclismo, afastando o caráter imprevisível do esporte com o objetivo de obter um benefício. A manipulação da competição ocorre quando atletas apresentam desempenho inferior ou perdem intencionalmente, ou quando os árbitros tomam deliberadamente decisões erradas para afetar a competição e seus resultados; isso pode ser uma vantagem financeira.
O ciclismo deve permanecer livre de qualquer manipulação deste tipo, para que os atletas possam ter a certeza de que participam em competições onde as regras serão observadas e onde o seu objectivo é dar o seu melhor. Através desta vasta campanha, a UCI lembra da responsabilidade de proteger o nosso esporte e a integridade das competições de ciclismo, de acordo com oCódigo de Conduta do Comité Olímpico Internacional (COI) .
Esta campanha faz parte do programaCycling Integrityda UCI , que reúne todas as ações da UCI dedicadas a promover e fortalecer a integridade no ciclismo em todos os níveis (atletas, comitiva e competições). A Integridade no Ciclismo compreende três pilares: Ciclismo Limpo, Ciclismo Seguro e Ciclismo Justo, cada um dos quais com uma componente preventiva, nomeadamente através de um programa educativo, e uma componente reativa, permitindo que as más condutas sejam denunciadas e tratadas.
Comments