Agência Mundial Anti-doping (WADA) faz auditoria na UCI e confirma qualidade do programa da entidade



A União Ciclística International (UCI) divulgou o resultado de uma auditoria realizada pela Agência Mundial Antidoping (WADA) em 3 e 4 de novembro de 2021, confirmando a força e a qualidade do programa antidoping da UCI.

A UCI foi a 62ª Organização Antidoping (ADO) auditada pela WADA [1] como parte de seu Programa de Monitoramento de Conformidade para avaliar sua aplicação conforme o Código Mundial Antidoping. Cada ADO recebe então um Relatório e Plano de Ação Corretiva para auxiliar em seu programa antidoping.

A auditoria presencial da UCI ocorreu 11 meses após a transferência oficial de suas atividades operacionais antidoping da Cycling Anti-Doping Foundation (CADF) para a International Testing Agency (ITA) [2] .

A auditoria abrangeu todas as operações, como governança da UCI, orçamento e relatórios, inteligência e investigações, educação, programa de isenção de uso terapêutico (TUE), gestão de resultados e proteção de dados.

Em seu relatório, a Equipe de Auditoria da WADA destacou os inúmeros pontos fortes da UCI e de seu programa antidoping. Houveram poucas constatações e ações corretivas para relatar, dada a qualidade do programa da UCI.

Constatou-se que tanto a UCI quanto a ITA eram de alto funcionamento e alto desempenho, com funcionários extremamente competentes, dedicados e apaixonados. Também ficou impressionado com o estilo colaborativo arraigado que testemunhou, bem como a abordagem proativa ao esforço conjunto entre o pessoal do ITA e da UCI. De acordo com a Equipe de Auditoria, esta abordagem colaborativa parece garantir que os processos e procedimentos da UCI sejam robustos e que as diferentes áreas do seu programa sejam abrangentes e eficientes. Este resultado confirma novamente que a transição do CADF para o ITA foi um sucesso e aumenta a proteção dos ciclistas limpos.

Por uma questão de transparência, a UCI publicou a Introdução do Relatório de Ação Corretiva de Auditoria emitido pela WADA, bem como um resumo do processo de auditoria e resultado abaixo.

O relatório completo não pode ser divulgado publicamente por motivos de confidencialidade. A UCI não comentará mais sobre o assunto. RESUMO DO RESULTADO DA AUDITORIA

  • Há poucas descobertas a relatar, dada a qualidade da UCI como Organização Antidoping e seu Programa Antidoping

  • Tanto a UCI quanto o ITA são altamente funcionais e com funcionários extremamente competentes, dedicados e apaixonados.

  • Um processo de planejamento de teste abrangente e um processo de teste robusto fora de competição estão em vigor.

  • Inteligência e Investigações são lideradas por uma eficiente equipe de especialistas.

  • Um programa abrangente de educação antidoping está em vigor·

  • O programa TUE é muito bem administrado.

  • Ferramentas adequadas e boa colaboração com o ITA no que diz respeito à gestão de resultados.

  • Existem bons processos para proteger informações pessoais e outros dados confidenciais, mas esses processos devem ser cada vez mais documentados.

  • Excelente colaboração entre a UCI e o ITA, garantindo que os processos e procedimentos da UCI sejam robustos e que as áreas de seu programa sejam globalmente abrangentes.

Após o recebimento do Plano de Ação Corretiva da WADA, a UCI e a ITA já começaram a trabalhar lado a lado para implementar as ações corretivas limitadas exigidas pela WADA dentro dos prazos estabelecidos para garantir que o Programa Antidoping da UCI permaneça totalmente em conformidade e em vanguarda na luta contra o doping. [1] A lista de auditorias realizadas pela WADA pode ser encontrada em https://www.wada-ama.org/en/audits . [2] O ITA é uma organização internacional constituída sob a forma de uma fundação sem fins lucrativos e sediada em Lausanne (Suíça). O ITA foi criado por iniciativa do Movimento Olímpico e com o apoio da WADA. Sua missão é oferecer serviços antidoping independentes às autoridades esportivas e políticas. Atualmente gerencia programas para mais de 50 organizações, incluindo Federações Internacionais de esportes olímpicos e organizadores de eventos líderes. A Unidade de Ciclismo do ITA está em pleno funcionamento desde 1 de janeiro de 2021 e é maioritariamente composta por ex-funcionários do CADF, organismo que liderou o combate à dopagem no ciclismo entre 2008 e finais de 2020, e está a beneficiar de todos os recursos e quadros existentes no ITA.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube