Agência Mundial Anti-doping (WADA) faz auditoria na UCI e confirma qualidade do programa da entidade
A União Ciclística International (UCI) divulgou o resultado de uma auditoria realizada pela Agência Mundial Antidoping (WADA) em 3 e 4 de novembro de 2021, confirmando a força e a qualidade do programa antidoping da UCI.
A UCI foi a 62ª Organização Antidoping (ADO) auditada pela WADA [1] como parte de seu Programa de Monitoramento de Conformidade para avaliar sua aplicação conforme o Código Mundial Antidoping. Cada ADO recebe então um Relatório e Plano de Ação Corretiva para auxiliar em seu programa antidoping.
A auditoria presencial da UCI ocorreu 11 meses após a transferência oficial de suas atividades operacionais antidoping da Cycling Anti-Doping Foundation (CADF) para a International Testing Agency (ITA) [2] .
A auditoria abrangeu todas as operações, como governança da UCI, orçamento e relatórios, inteligência e investigações, educação, programa de isenção de uso terapêutico (TUE), gestão de resultados e proteção de dados.
Em seu relatório, a Equipe de Auditoria da WADA destacou os inúmeros pontos fortes da UCI e de seu programa antidoping. Houveram poucas constatações e ações corretivas para relatar, dada a qualidade do programa da UCI.
Constatou-se que tanto a UCI quanto a ITA eram de alto funcionamento e alto desempenho, com funcionários extremamente competentes, dedicados e apaixonados. Também ficou impressionado com o estilo colaborativo arraigado que testemunhou, bem como a abordagem proativa ao esforço conjunto entre o pessoal do ITA e da UCI. De acordo com a Equipe de Auditoria, esta abordagem colaborativa parece garantir que os processos e procedimentos da UCI sejam robustos e que as diferentes áreas do seu programa sejam abrangentes e eficientes. Este resultado confirma novamente que a transição do CADF para o ITA foi um sucesso e aumenta a proteção dos ciclistas limpos.
Por uma questão de transparência, a UCI publicou a Introdução do Relatório de Ação Corretiva de Auditoria emitido pela WADA, bem como um resumo do processo de auditoria e resultado abaixo.
O relatório completo não pode ser divulgado publicamente por motivos de confidencialidade.
A UCI não comentará mais sobre o assunto.
RESUMO DO RESULTADO DA AUDITORIA
Há poucas descobertas a relatar, dada a qualidade da UCI como Organização Antidoping e seu Programa Antidoping
Tanto a UCI quanto o ITA são altamente funcionais e com funcionários extremamente competentes, dedicados e apaixonados.
Um processo de planejamento de teste abrangente e um processo de teste robusto fora de competição estão em vigor.
Inteligência e Investigações são lideradas por uma eficiente equipe de especialistas.
Um programa abrangente de educação antidoping está em vigor·
O programa TUE é muito bem administrado.
Ferramentas adequadas e boa colaboração com o ITA no que diz respeito à gestão de resultados.
Existem bons processos para proteger informações pessoais e outros dados confidenciais, mas esses processos devem ser cada vez mais documentados.
Excelente colaboração entre a UCI e o ITA, garantindo que os processos e procedimentos da UCI sejam robustos e que as áreas de seu programa sejam globalmente abrangentes.
Após o recebimento do Plano de Ação Corretiva da WADA, a UCI e a ITA já começaram a trabalhar lado a lado para implementar as ações corretivas limitadas exigidas pela WADA dentro dos prazos estabelecidos para garantir que o Programa Antidoping da UCI permaneça totalmente em conformidade e em vanguarda na luta contra o doping. [1] A lista de auditorias realizadas pela WADA pode ser encontrada em https://www.wada-ama.org/en/audits . [2] O ITA é uma organização internacional constituída sob a forma de uma fundação sem fins lucrativos e sediada em Lausanne (Suíça). O ITA foi criado por iniciativa do Movimento Olímpico e com o apoio da WADA. Sua missão é oferecer serviços antidoping independentes às autoridades esportivas e políticas. Atualmente gerencia programas para mais de 50 organizações, incluindo Federações Internacionais de esportes olímpicos e organizadores de eventos líderes. A Unidade de Ciclismo do ITA está em pleno funcionamento desde 1 de janeiro de 2021 e é maioritariamente composta por ex-funcionários do CADF, organismo que liderou o combate à dopagem no ciclismo entre 2008 e finais de 2020, e está a beneficiar de todos os recursos e quadros existentes no ITA.
Comments