Alexandre Geniez, da TotalEnergies, vence o contra-relógio individual do Tour de Ruanda 2022
Líder da competição Alexandre Geniez da equipe Total Direct Energies / Divulgação
O francês Alexandre Geniez, da TotalEnergies, venceu o contra-relógio individual (prólogo) do Tour du Ruanda 2022, na manhã deste domingo. Geniez marcou 4'41'' em um contra-relógio individual de 4 km (prólogo) para vencer o colombiano Jhonatan Restrepo Valencia por 5 segundos e 65 décimos, o vencedor dos dois últimos testes individuais consecutivos por equipes.
O piloto da equipe de Ruanda, Byiza Uhiriwe Renus, terminou na 25ª posição, 20 segundos atrás do vencedor da etapa para levar a camisa de líder. Apesar dos resultados, Uhiriwe está otimista que os pilotos ruandeses terão um melhor desempenho nesta temporada.
“A corrida de hoje foi muito dura por causa da chuva, mas não estamos desanimados com os resultados. Este ano, nosso objetivo é ganhar e faremos tudo para ganhá-lo”, disse Uhiriwe.
Tour de Ruanda acontece pela primeira vez como categoria UCI 2.1 desde que O País foi anunciado como anfitrião do Campeonato Mundial de Ciclismo de 2025.
O presidente da Federação Ruanda de Ciclismo, Abdallah Murenzi, disse que esta edição e as próximas do Tour du Ruanda ajudarão o país e os ciclistas a se prepararem melhor para o Campeonato Mundial.
“Os últimos dois anos foram difíceis para os pilotos por causa da pandemia e restrições de viagens”, disse Murenzi, acrescentando, “mas este ano está melhor, com menos restrições e mais equipes.”.
"No ano passado, tivemos 15 equipes e agora são 19. Esperamos que este tour e as próximas edições nos ajudem a nos preparar melhor para o Mundial de 2025.”
Amanhã, a caravana parte para 148,3 km de Kigali Arena a Rwamagana.