Após dois anos, Shimano Fest retornará ao formato presencial e lançamento será em março


Entrada do Festival / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Shimano Fest, o maior festival da bicicleta e a principal feira do setor no Brasil estão definitivamente confirmados para acontecer de forma presencial em agosto de 2022, no Memorial da América Latina, após dois anos de interrupção.

Com o evento online de lançamento/apresentação já está programado para março, a organização do Shimano Fest informará sobre as atrações, assim como a nova planta oficial, dias e horários do evento, além é claro, de informar os valores dos espaços para expositores, lojistas e demais interessados.

Área Kids para os pequenos / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Foram dois anos de interrupção desse que é o maior festival da bike na América Latina, devido a pandemia de Covid-19. Durante esse tempo, o mercado global da bike pôde testemunhar um grande aquecimento no setor, com alta na procura por bicicletas, produtos e acessórios relacionados ao ciclismo. Esse foi um dos reflexos da pandemia que trouxe distanciamento social, isolamento e incertezas para a grande maioria das pessoas no mundo. Este cenário incerto e novo, motivou as pessoas a procurarem atividades saudáveis e ao ar livre, mostrando o quão importante para saúde física e mental é o contato com a natureza.


Essa tendência de comportamento acabou evidenciando a bicicleta, uma importante ferramenta de locomoção, liberdade e independência, como ótima opção para estar ao ar livre, praticando uma atividade física e próximo à natureza.


Pódio do Short Track da última edição presencial (2019) / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

O retorno do Shimano Fest trará de volta também a maior feira do setor de bicicletas do Brasil, após interrupção de dois anos. O evento acontecerá novamente no Memorial da América Latina que foi palco das 2 últimas edições presenciais, em 2018 e 2019. E, de acordo com a organização, a expectativa depois desse hiato, não poderia ser maior por parte do segmento da bicicleta e do público. Além do aguardado retorno do evento, um artigo publicado este mês pela Aliança Bike, principal associação do setor, em seu website, demonstra que encontraremos um mercado da bicicleta ainda bastante aquecido devido a Pandemia.

Segundo pesquisa da associação, as vendas de bicicletas em 2021 tiveram pequeno recuo de 2% em comparação ao ano anterior. Esse volume, entretanto, mantém as vendas de bike no Brasil em patamar superior ao período pré pandemia, confirmando uma tendência otimista para o setor nos próximos anos. Se levarmos em conta também o fato de que em 2020 as vendas de bike no Brasil bateram todos os recordes, com 50% de aumento em comparação ao ano de 2019, temos um cenário bastante positivo para a realização da maior feira do setor após essa interrupção. Segundo a associação Aliança Bikes, esse estudo foi realizado com centenas de lojistas em todo o Brasil. Para a organização do Shimano Fest, o evento desse ano será muito significativo:

Área do Test-Ride no Memorial da América Latina (SP) / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

“Estamos muito otimistas com a realização do Shimano Fest presencial em agosto desse ano. Nosso mercado precisa desse evento, sentimos falta dessa festa do setor. Mais do que uma grande feira de negócios, o Shimano Fest é a oportunidade do mercado de se reencontrar, de conversarmos e revermos velhos amigos do segmento, de vermos lançamentos e novidades, além de fazer girar a economia com ativações de vendas, networking e novas oportunidades de negócios para todo o setor”, afirma Rogerio Tancredi, gerente comercial e de marketing da Shimano Latin America.


Além do aquecimento do mercado de bikes, a Pandemia deixou ainda mais evidente a importância da natureza para nossa qualidade de vida. Também ficou claro como a constante degradação ambiental causada por desmatamento, poluição do ar, de rios e mares tem está prejudicado a saúde do planeta e consequentemente a nossa.

Por todos estes fatores, a organização do Shimano Fest acredita que um evento que promove a mobilidade sustentável, a cultura e o lifestyle saudável da bicicleta, precisa se posicionar ao lado da proteção ao meio ambiente. Para isso, o Shimano Fest 2022 trará debates e discussões com foco não apenas na proteção ao meio ambiente, mas principalmente na promoção de ações de engajamento da indústria e de todos os players do setor na questão ambiental. “Queremos chamar a atenção de todo o nosso segmento para a importância da conservação do meio ambiente. A bicicleta já é um veículo sustentável que não polui e por isso, faz todo sentido que nossos parceiros do mercado e indústria, se unam em torno de uma campanha maior, como uma voz única, adotando ações e medidas simples, mas que ajudem nesse sentido”, informa Tancredi. Para coordenar estes debates e discussões, o evento contará com a participação do Instituo Seu Lixo Meu.

Food trucks para matar a fome da galera / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

“Estamos num momento em que chuvas intensas ou períodos de estiagem estão cada vez mais devastadores. Dados mostram que a quantidade de lixo produzido durante a pandemia aumentou significativamente, mas a reciclagem e a disposição ambientalmente correta de todo este material, ainda é um grande desafio no Brasil. Ocomprometimento do Shimano Fest em ampliar a educação ambiental é muito importante para engajar a população e dar o exemplo a outras indústrias e segmentos, mostrando que pequenas atitudes de todos nós, podem fazer uma grande diferença em prol de uma vida mais saudável e consciente. Participar do Shimano Fest é uma honra e uma alegria, como ciclista e como consultora em engenharia ambiental”, Marianna Menato, fundadora do Seu Lixo Meu e da ONG Instituto ReNative.


Em 2021 o Shimano Fest foi realizado em versão online. Apesar dessa adaptação do festival da bike para o formato virtual, a novidade contou com números bastante expressivos:


Foram 2 dias de evento contando com um total de 10 horas de conteúdo ao vivo; Mais de 45 marcas participantes; Prêmios, Lançamento de novos produtos; Presença de celebridades do esporte; Debates sobre mobilidade, diversidade e gênero e mais de 35 mil visualizações em 14 países. A marcas participantes do Shimano Fest 2021 Online: Andicrose, Athor, Atrio, BiciPreta, Cairu distribuidora, Caloi, Cannondale, Colli Bikes, Oggi Bikes, Distribuidora ISAPA e suas marcas, Groove Bikes, FKS Bikes, KALF, Kode Bicicletas, La Maglia, Lotus Bike, LM distribuição e suas marcas, Monkey Bikes, Meias e Meias, Pico Expert, Pet Basket, PKS Bikes, Probiótica, Royal PRO distribuidora, SANTUU, Sense Bikes, Scott bikes, SEMEXE, Scicon Sport, Scape vestuário de ciclismo, SRD Brasil, Pet Basket, PKS Bikes, THULE, Vittoria, VIPER, TSW, We-On, Wooden Bike e SP Hawks Eventos Esportivos. Além dos veículos de imprensa Bike é Legal, Fala Biker e Pedaleria, contou com participação e Apoio do Legado das Águas e da Ciclovia Rio Pinheiros.

Demo de BMX / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

A organização informa que o evento de lançamento e apresentação do Shimano Fest 2022 será realizado online no dia 22 de março a partir das 10h, com transmissão exclusiva através de seu canal do YouTube para profissionais do mercado de bicicletas, atletas profissionais e imprensa especializada e geral. Basta continuar nos acompanhando para saber as novidades do festival.

Serão apresentados novidades, planta oficial, atrações e todas as informações necessárias a expositores, lojistas, profissionais do mercado e imprensa. A programação completa será informada ao longo dos meses e poderá ser acompanhada no website do evento:

www.shimanofest.com.br.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube