APCCs têm atividades suspensas durante o período de Carnaval no Rio de Janeiro
Da Redação
27 de jan.
2 min de leitura
As Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) do Rio de Janeiro terão suas atividades temporariamente suspensas durante o período de Carnaval, em razão da realização de eventos oficiais da cidade e das alterações no tráfego urbano. A medida tem como objetivo garantir a segurança de atletas, usuários e equipes de apoio, já que os locais utilizados para os treinos passam a receber estruturas de eventos, interdições viárias e grande fluxo de pessoas.
A APCC Porto estará suspensa nos dias 01, 08, 15 e 22 de fevereiro, com retorno das atividades no dia 01 de março. Já as APCCs do Aterro do Flamengo e da Reserva terão suas operações interrompidas nos dias 10, 12, 17 e 19 de fevereiro, com retorno previsto para o dia 24 de fevereiro. No caso da APCC do Parque Radical de Deodoro, as informações específicas sobre funcionamento e retomada devem ser consultadas nos perfis oficiais @apttprd e @apccprd.
Criadas a partir da necessidade de oferecer ambientes mais seguros para o treinamento esportivo em vias públicas, as APCCs surgiram no Rio de Janeiro como resultado da mobilização de atletas, federações e gestores públicos, diante do crescimento do ciclismo competitivo e do aumento dos riscos enfrentados por ciclistas em vias abertas. Esses espaços passaram a contar com controle de tráfego, sinalização, horários exclusivos para treino e apoio operacional, se tornando fundamentais para a preparação de atletas de base e de alto rendimento.
Ao longo de quase 13 anos da sua criação, as APCCs se consolidaram como polos de desenvolvimento do ciclismo, contribuindo para a formação de novos talentos, a redução de acidentes e a integração do esporte ao planejamento urbano da cidade. Durante o período de suspensão, a orientação é para que os ciclistas respeitem as interdições e utilizem rotas alternativas como treinas nos "Alpes Cariocas".
Comentários