Atenção: Estrada do Corcovado tem novos horários de circulação para ciclistas e pedestres


Márcio de Miranda, nosso editor aos pés do Cristo Redentor / Acervo pessoal

O Parque Nacional da Tijuca (PNT) implantou uma nova organização para a circulação de ciclistas e de pedestres na Estrada do Corcovado que entrou em vigor nesta semana. Na via, ciclistas e pedestres poderão se deslocar diariamente (incluindo fins de semana e feriados) até às 10h e após às 15h. Somente entre 10h e 15h não estará mais permitida a movimentação de bicicletas ou visitantes a pé na Estrada do Corcovado.


A mudança foi criada como medida preventiva, já que essa restrição parcial é para minimizar ao máximo o risco de acidente com o reduzido número de ciclistas/pedestres que circula entre 10h e 15h. Por outro lado, este é o horário que concentra o maior fluxo de veículos de transporte turístico, oficiais e de prestação de serviço. A medida leva em consideração também a área limitada da via e o fato de ser uma estrada muito estreita – o que inviabiliza a criação de calçadas ou ciclofaixa/ciclovia.


Desta forma, os usuários do PNT de bicicleta ou a pé deverão se adaptar ao novo horário liberado para circulação. No caso dos pedestres, existe também a opção de chegar ao Cristo pela trilha Parque Lage-Corcovado, que começa no Parque Lage e termina no morro do Corcovado.


Os guardas do Parque que ficam na guarita do cruzamento das três estradas (Redentor, Paineiras e Corcovado) irão realizar o controle de entrada na Estrada do Corcovado antes mesmo do início do trajeto nesta via. Neste ponto do Parque, a vigilância ocorre 24h e, com isso, será possível impedir o acesso fora do horário permitido.

Sobre a Estrada do Corcovado: essa estrada pertence à a Unidade de Conservação Federal e é a ligação direta com o Cristo Redentor a partir de Paineiras. Ela começa a partir do cruzamento da Estrada do Redentor x Estrada das Paineiras e vai até o estacionamento do morro do Corcovado.


É importante lembrar que, atualmente, quase todas as estradas e ruas internas do Parque estão fechadas para a circulação de veículos motorizados, o que favorece diretamente os ciclistas e pedestres com uma área bem maior para a livre circulação. O motivo da proibição de veículos é evitar a entrada de grandes grupos de pessoas, por meio de veículos, enquanto durar a pandemia de Covid-19. Esta restrição ao transporte motorizado vem sendo divulgada amplamente desde a reabertura do Parque, em 9 de julho de 2020.


As vias que possuem exceções (onde está permitida a entrada de veículos) são a Estrada das Paineiras (que fica entre o cruzamento com a Rua Almirante Alexandrino e o acesso Centro de Visitantes Paineiras) e a Estrada do Corcovado, que são as rotas necessárias para o deslocamento dos veículos de transporte de turistas até o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube