top of page

Avancini anuncia calendário oficial de despedida


Rui e Henrique Avancini com a camisa de campeão do mundo / @m_mirandaphoto

Após anunciar que não vai mais competir oficialmente a partir de 2024, o bicampeão mundial Henrique Avancini divulgou nesta sexta-feira (01/09) seu calendário de despedida, envolvendo competições nacionais e internacionais. Detentor das maiores conquistas do ciclismo brasileiro, Avancini fará o ciclo para proporcionar aos fãs um último contato como atleta profissional.


“Tomei a decisão de fazer um calendário de despedida e meu objetivo com isso é oferecer ao público e meus fãs uma oportunidade de me verem pelas últimas vezes competindo, ter esse contato ainda como atleta profissional”, explica Avancini, duas vezes campeão do mundo de MTB na categoria Maratona (XCM).


Para escolher as últimas competições que disputará, Avancini levou em consideração locais que foram marcantes em sua trajetória e carregam forte valor sentimental. Daí a escolha pela etapa de Snowshoe da Copa do Mundo de MTB, nos Estados Unidos, MTB Festival, em Mairiporã, e Brasil Ride, na Bahia, onde ele vai competir com a camisa arco-íris de campeão mundial.


Ava recebendo o calor da galera no Shimano Fest deste ano / @m_mirandaphoto

“Snowshoe sempre gostei muito e seria meu último grande evento internacional, além de uma oportunidade de dar adeus a uma comunidade [norte-americana] que alcancei respeito e tenho carinho, pois se trata do primeiro país onde tive a oportunidade de competir fora do Brasil. Depois disso, o MTB Festival, que acontece em um local muito especial para mim (Mairiporã), onde vivi muitos momentos ótimos e que oferece ao público facilidade para poder ir e assistir. E, para fechar, farei a Brasil Ride, uma corrida muito emblemática e mais longa, na qual vou ter a oportunidade de competir com a camisa de campeão mundial”, complementa o ciclista da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing.


Atleta anunciou aposentadoria em agosto: na última semana, Henrique Avancini anunciou que deixará de ser atleta profissional. A decisão de deixar de competir oficialmente ocorreu pouco antes do título mundial na categoria Maratona (XCM) conquistado no último dia 6, em Glasgow, na Escócia.

Avancini encerrará sua carreira no final de 2023, aos 34 anos, tendo sido o primeiro ciclista da história a vencer competições de nível mundial em três modalidades distintas (XCC, XCO e XCM). Além disso, o esportista foi 23 vezes campeão brasileiro e responsável por trazer a abertura de uma Copa do Mundo de MTB ao Brasil, em 2022.


Confira o calendário oficial de provas até o final do ano:


28 a 30/09 – Copa do Mundo Snowshoe nos Estados Unidos (EUA)


13 a 15/10 – MTB Festival em Mairiporã


22 a 28/10 – Brasil Ride na Bahia

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page