Avancini, atual campeão, retorna a Nové Mesto (CZE) para etapa histórica da Copa do Mundo de MTB


Avancini comemorando a vitória inédita / Bartek Wolinski

Em Nové Mesto (CZE), na última temporada, Henrique se tornou o primeiro brasileiro a ganhar uma prova de XCO na competição.


Grande estratégia, sprint memorável e braço direito erguido na linha de chegada. Em 2020, na etapa de Nové Mesto (CZE), Henrique Avancini entrou para a história do País ao se tornar o primeiro ciclista brasileiro a vencer uma prova de cross-country olímpico na Copa do Mundo. E, nesta semana, o atual campeão retorna à prova pela primeira vez após o título em busca do lugar mais alto do pódio, em disputa válida pela segunda rodada da temporada 2021 da competição. O público brasileiro pode acompanhar todas as emoções por meio da transmissão exclusiva da Red Bull TV, a partir desta sexta-feira (14), às 12h50 (horário de Brasília), por meio do link https://win.gs/3eDzoCq .


“É um circuito que eu gosto bastante, as condições climáticas são muito voláteis e a gente pode ter uma situação de chuva, de circuito molhado ou seco. É muito difícil prever e confiar na previsão do tempo aqui. Isso deixa a prova sempre aberta, com muitas possibilidades. Eu acredito que seja possível melhorar um nível em relação aos resultados e performance da semana passada, na Alemanha. É isso que eu vou buscar, dar mais um passo. Cada vez mais disputando os resultados na ponta do pelotão”, afirma o piloto da equipe Cannondale Factory Racing.


Na primeira etapa da Copa do Mundo, Avancini ficou em quarto no short track e entre os 10 melhores pilotos na prova de XCO, com um final bastante crescente. De volta à República Tcheca, Avancini, além de ter conquistado as provas de XCC e XCO em 2020, sendo esta um título inédito, ele ainda se tornou, por meio dessa dobradinha, o segundo atleta do mundo a conseguir tal façanha na Copa do Mundo – o primeiro foi Mathieu Van der Poel, em 2019.

“A abertura da Copa do Mundo, pra mim, foi um começo sólido, talvez, resultados não tão expressivos quanto o esperado pelas pessoas, mas, muito dentro da minha expectativa pessoal. Foi o meu melhor começo de Copa do Mundo até hoje. Gostaria de ter alcançado resultados um pouquinho melhores, achei que poderia, mas, desempenhei bem em ambas as provas. A gente encontra uma situação de que muitos atletas estão na melhor forma, atletas que brigam pela classificação olímpica, enquanto, alguns, como eu, têm a liberdade de tentar fazer uma programação e preparação a longo prazo para a temporada, pensando, obviamente, em Tóquio”, completa o atleta fluminense.


Na segunda rodada da Copa do Mundo, o Brasil ainda terá outros importantes nomes na prova masculina, como Ulan Galinski e Luiz Henrique Cocuzzi. Guilherme Muller, da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, busca se recuperar da queda que teve na Alemanha para também competir na República Tcheca. Ele e Cocuzzi disputam a segunda vaga do Brasil para Tóquio.

Raiza Goulão foi a brasileira mais bem colocada / Divulgação

Com um desempenho irretocável, a francesa Loana Lecomte faturou a primeira etapa da competição na categoria feminina, deixando para trás as favoritas Pauline Ferrand Prevot e Kate Courtney. Representando o Brasil, Raiza Goulão foi a 74º, enquanto Jaqueline Mourão ficou em 93º lugar. Agora, se preparam visando à etapa de Nové Mesto.


A segunda etapa da Copa do Mundo de MTB XCO também é decisiva para Henrique Avancini. Ele competirá com as sapatilhas personalizadas da ação ‘Pedaling for a Reason’, que visa arrecadar fundos, por meio de leilão e sorteio, ao projeto ‘Salvação para a Amazônia’. Na semana seguinte à prova, ele anunciará os vencedores. O leilão segue aberto até o dia 18 de maio, por meio da plataforma Semexe.


TRANSMISSÃO

Com transmissão exclusiva da Red Bull TV, a segunda etapa da Copa do Mundo de MTB acontecerá nos dias 14 (sexta-feira) e 16 (domingo). Confira, abaixo, o calendário:

Dia 14/4 - XCC, a partir das 12h50 (horário de Brasília)

Dia 16/4 - XCO feminino, a partir das 6h (horário de Brasília); e XCO masculino, a partir das 10 (horário de Brasília)


Transmissão: Pela Red Bull TV, por meio do link https://win.gs/3eDzoCq ; pelo aplicativo da Red Bull TV, disponível aos sistemas Android e IOS; por smartvs ou por dispositivos de streaming, como a Roku.

Narrador: Luciano ‘KDra’ Lancellotti

Comentarista: Vivi Favery

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube