Bicicleta nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: quando, onde e como assistir


Com cinco modalidades no programa olímpico, o ciclismo estará presente em 15 dias consecutivos em Tóquio, começando com a corrida de estrada masculina em 24 de julho e terminando com o último dia de ciclismo de pista em 8 de agosto.

Será um banquete de entretenimento para o ciclismo, que os fãs poderão assistir de onde estiverem.


Aqui está uma recapitulação da história, as datas, os locais e onde assistir.



Entrou nos Jogos Olímpicos: Atenas 1896 para homens, Los Angeles 1984 para mulheres

Datas em Tóquio : 24-25, 28 de julho

As corridas de rua masculinas e femininas (24-25 de julho) começarão na área metropolitana de Tóquio e seguirão para o oeste através de paisagens cênicas em direção à região do Monte Fuji, terminando no circuito Fuji International Speedway. Os atletas serão colocados à prova com percursos tecnicamente desafiadores, incluindo ganho de elevação significativo: 137 km e 2.692 metros de elevação para as mulheres e 234 km para um total de 4.865 metros de elevação para os homens.


Os contra-relógios três dias depois começarão e terminarão no circuito Fuji International Speedway, com as mulheres completando uma volta de 22,1 km e os homens cobrindo a volta duas vezes em um total de 44,2 km.

Entrou nas Olimpíadas : Atlanta 1996

Datas em Tóquio : 26 a 27 de julho

Os pilotos enfrentarão um percurso de 4,1 km especialmente projetado em Izu, com 160m de elevação por volta, a ser percorrido várias vezes. Assim como na corrida de estrada, o icônico Monte Fuji será visível de várias partes do percurso, descrito pelos organizadores como o mais difícil de ser disputado nos Jogos Olímpicos. Um evento-teste em outubro de 2019 atraiu elogios dos atletas pelo percurso de alta exigência técnica e física.

Entrou nas Olimpíadas: Pequim 2008

Datas em Tóquio: 29 a 30 de julho


Para sua quarta participação nos Jogos Olímpicos de verão, o BMX Racing acontecerá no Ariake Urban Sports Park. A pista de BMX foi construída em 2019 e recapeada em maio de 2021 como parte dos preparativos para o início atrasado dos Jogos de Tóquio 2020. Como sempre, o design dos saltos e das decolagens são essenciais para permitir que os pilotos mantenham com segurança sua velocidade na primeira reta após descer a rampa de largada de 8 metros de altura.

Junta-se aos Jogos Olímpicos : Tóquio 2020

Datas em Tóquio: 31 de julho a 1º de agosto


Os primeiros campeões olímpicos do BMX Freestyle Park masculino e feminino também serão decididos no Ariake Urban Sports Park, à beira-mar, não muito longe da Vila dos Atletas. Este evento olímpico sem precedentes terá a participação de nove mulheres e nove homens selecionados. As cotas de atletas para o Paris-2024 aumentarão para 24 (12 para cada gênero).

Entrou nos Jogos Olímpicos: Atenas 1896 para homens, Seul 1988 para mulheres

Datas em Tóquio: 2 a 8 de agosto


Os campeões olímpicos serão coroados em 12 eventos no Velódromo Izu indoor em Shuzenji, província de Shizuoka: o keirin, Omnium, sprint, sprint em equipe, perseguição em equipe e (retornando ao programa) o Madison, para homens e mulheres. A pista de 250 madeira é bem conhecida por atletas de toda a Ásia, pois abriga um dos satélites do UCI World Cycling Centre, que regularmente hospeda campos de treinamento para atletas de todo o continente.

No Brasil a transmissão dos Jogos de Tóquio-2020 são exclusividade da Tv Globo / Sportv, consulte a programação dos canais para o horário das provas.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube