Domínio brasileiro no XCE do Pan-Americano de Mountain Bike
Márcio de Miranda
há 2 horas
2 min de leitura
Em mais uma demonstração de força no cenário continental, a Seleção Brasileira de Mountain Bike brilhou nesta sexta-feira (25) no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2025, disputado na Costa Rica. Na prova de Cross Country Eliminator (XCE), os brasileiros dominaram as finais e conquistaram cinco das seis medalhas em jogo, consolidando sua hegemonia na modalidade.
No feminino, o domínio foi absoluto: o pódio teve as três cores do Brasil. Luiza Cocuzzi levou o ouro, superando Marcela Lima, prata, e Iara Caetano, campeã em 2024, que liderava parte da prova, mas sofreu uma queda no trecho final e terminou com o bronze.
Entre os homens, Luiz Henrique Cocuzzi, atual campeão brasileiro de XCE, confirmou o favoritismo e venceu de ponta a ponta para ficar com o ouro. A dobradinha brasileira foi garantida por Lázaro Moreira, que cruzou em segundo lugar, enquanto o mexicano Daniel Castillo completou o pódio com a medalha de bronze.
Ainda nesta sexta-feira, os brasileiros voltam à pista para a disputa do Short Track (XCC), uma prova rápida e estratégica que promete mais emoções. No sábado, será a vez das categorias Master e Júnior enfrentarem o desafio do Cross Country Olímpico (XCO). O Pan-Americano se encerra no domingo, com as provas das categorias Sub-23 e Elite.
O Pan-Americano 2025 começou na quinta-feira (24) com a tradicional prova do Team Relay (XCR), onde o Brasil terminou na quarta posição, muito próximo do pódio. A vitória ficou com o Canadá, seguido por Estados Unidos (prata) e Chile (bronze).
Nas provas de XCO das categorias de base, o Brasil também teve destaque. Hani Rodrigues Barbar conquistou a medalha de prata na categoria juvenil feminina (15 a 16 anos), enquanto Matheus Ribeiro garantiu a prata na infantojuvenil masculina (13 a 14 anos).
Comentarios