Brasil Ride Espinhaço vai deixar legado para Minas Gerais


Reconhecimento das trilhas locais (Fabio Piva / Brasil Ride)

A Brasil Ride Espinhaço, prova por etapas com estreia entre 2 e 6 de março, em Conceição do Mato Dentro, marcará a chegada da principal agência promotora de eventos de ciclismo do País no Estado de Minas Gerais. Mais do que realizar um megaevento durante uma semana, a Brasil Ride chega no município com um objetivo maior: deixar o seu legado na região. Essa é uma das marcas que a organização tem registrada no seu currículo e carrega com ela sempre por onde passa. "Desde o início da ultramaratona Brasil Ride, há mais de 10 anos, ficou bem claro para nós como organizadores de eventos que o que nós fazemos vai muito além de realizar um evento de bicicleta. O esporte tem o poder de transformação, seja em termos sociais, econômicos, turísticos, entre outros. Junto com nossa stage race do Espinhaço, construiremos em Conceição do Mato Dentro uma pista de XCO, a modalidade olímpica do mountain bike, e também vamos ajudar a inserir a cidade no mapa mundial do ciclismo, entre outras ações. Isso é só uma parte do legado que a prova deixa por onde passa", comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride. Prefeito que recentemente foi reeleito para mais quatro anos de mandato na cidade de Conceição do Mato Dentro, Zé Fernando destaca que a parceria com a Brasil Ride vai além de simplesmente receber o evento em seu município. "A ida da Brasil Ride para Conceição e Minas Gerais, não será somente a ida do maior evento de mountain bike do País e acredito que ainda se torne do mundo, porque somos o celeiro deste esporte. Estamos planejando a ida do evento para lá, para ajudar a desenvolver ainda mais o MTB no Brasil. Em uma parceria com a organização e também com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Teremos projetos de inclusão social e proteção do meio ambiente. Os atletas levam com ele a questão da sustentabilidade", comenta Zé Fernando. Uma das grandes preocupações da organização está em sempre deixar legados significativos por onde passar. Um deles será a construção de uma pista de XCO (Cross Country Olímpico), que será utilizada na quarta de cinco etapas da competição, e ficará permanentemente em Conceição do Mato Dentro, disponível para treinamento de atletas.

"A pista de Conceição será muito interessante e divertida. Um trabalho meticuloso, com bastante criatividade, utilizando todo o potencial que a região pode oferecer. Para todos os níveis de ciclistas, garantia de diversão, seja iniciante ou o mais avançado. Cada um no seu ritmo ou grau de desafio. Uma pista sustentável em termos ambientais e em nível social, desenvolvendo a cultura da construção de pistas na região, fazendo com que as pessoas locais também possam contribuir na sua manutenção", conta Christian Wagner, co-fundador do Projeto Trilhas.

Visual do Espinhaço (Fabio Piva / Brasil Ride)

"É super positiva a chegada da Brasil Ride a Minas Gerais. O estado merecia receber o circuito. Há outras regiões no estado, mas pensando especificamente na região do Cipó e subindo mais um pouco até o Espinhaço, acho que será sensacional. Só temos a ganhar com isso. Os ciclistas poderão conhecer essa região, bem próxima da capital. Mantendo o número de estrangeiros e atletas de ponta, que já competem na tradicional ultramaratona, nós vamos ganhar uma visibilidade diferenciada", conta Cheib. Os ciclistas interessados em garantir uma vaga para disputar a Brasil Ride Espinhaço devem se inscrever no hotsite da competição: http://www.brasilride.com.br/press/prova/Brasil_Ride_Espinhaco_2021.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
logoLPH.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png