top of page

Brasil será palco do Campeonato Pan-americano de Mountain Bike XCO, pela segunda vez


Raiza Goulão em ação / Divulgação

A competição mais importante do continente, que tradicionalmente reúne alguns dos melhores atletas da modalidade, está de volta ao Brasil. O Campeonato Pan-americano de Mountain Bike XCO acontecerá entre os dias 26 e 30 de abril, na cidade de Congonhas, que integra o roteiro de cidades históricas de Minas Gerais, e desta vez será palco de disputas eletrizantes que podem inclusive garantir vaga direta nos Jogos Pan-americanos de Santiago, no Chile.


Essa é a segunda vez que o país terá a honra de sediar um dos eventos mais importantes de mountain bike das Américas. A primeira passagem ocorreu em 2014, na cidade mineira de Barbacena. Além da disputa do cross country olímpico, os bikers profissionais também poderão mostrar seu talento competindo nas categorias XCC, XCE e XCR. Mais de 900 ciclistas de 16 países são esperados para o evento.


A região de Minas Gerais possui algumas das melhores e mais belas e desafiadoras trilhas para prática do MTB. O título pan-americano de 2023 terá como palco um cenário vibrante e propício no Parque Ecológico da Cachoeira, localizado na cidade de Congonhas, que fica a aproximadamente 80km da capital Belo Horizonte. O espaço é cercado por uma grande área de preservação ambiental e oferece uma completa estrutura de lazer.


Aqueles que ainda estão iniciando na modalidade ou que desejam sentir o gosto de encarar um percurso de alto nível, também poderão participar competindo no Desafio dos Profetas MTB XCO, competição paralela ao Pan, voltada exclusivamente para ciclistas amadores.


As inscrições para o Pan-Americano de Mountain Bike XCO 2023 e o Desafio dos Profetas estão abertas. Os interessados podem realizar o procedimento até o dia 17 de abril, pelo site www.panxcobrasil2023.com


A cota de participação por país é livre, mas às inscrições poderão ser encerradas antecipadamente quando o número total de inscritos atingir 450 atletas, com exceção das categorias UCI (Junior/S23/Elite Masculino e Feminino), onde não haverá limitação de participantes.


O público que deseja marcar presença no Pan, poderá se programar para curtir quatro dias intensos de muitas disputas. A entrada será gratuita e o evento ainda contará com a "Vila do Pan", local com praça de alimentação completa, venda de artesanatos e produtos regionais, além da transmissão ao vivo rolando nos telões. Relação dos convocados:


Elite feminino

Raiza Goulão Henrique

Hercilia Najara Ferreira de Souza

Karen Fernandes Olimpio


Elite masculino

Henrique da Silva Avancini

José Gabriel Marques de Almeida


Sub 23 feminino

Giuliana Salvini Morgen


Sub 23 masculino

Alex Junior Malacarne

Gustavo Xavier de Oliveira Pereira


Junior feminino

Gabriela Pereira Ferolla


Junior masculino

Otavio Queiroz de Souza


Comissão Técnica

Fernando Fermino – Chefe de Equipe

Carlos Eduardo Polazzo Machado - Treinador

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page