Brasileiro de Pista define os primeiros medalhistas no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro
Os primeiros campeões nacionais de Pista de 2022 foram conhecidos no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. As provas seguem até o próximo domingo (22/05) e o público tem entrada gratuita.
Nesta quinta, 19, foram realizadas as finais das provas de Perseguição Por Equipes (masc./fem.), Velocidade Por Equipes (masc./fem.) e 1km contrarrelógio (masc.). Os atletas também disputaram a fase classificatória da Velocidade Individual, que terá as finais disputadas na sexta-feira.
Nas provas de velocidade por equipe, predominou a força da equipe Santos Cycling Team/Fupes, que venceu no feminino com Ana Paula Casetta, Thayna Araujo e Maria Tereza Muller, e no masculino com Daniel Henrique, Mauro Aquino e João Vitor. A prova de perseguição por equipes masculina foi dominada pela tradicional equipe Indaiatuba Cycling Team (4min21seg), que faturou o quarto título consecutivo da prova competindo com os atletas Armando Reis Camargo, Luan Carlos, Pedro Miguel e Endrigo Pereira.
Na perseguição por equipes feminina, venceu a equipe Mista A (4min58seg), composta pelas atletas Wellyda Rodrigues, Nicolle Wendy Borges, Alice Tamirys e Marcia Fernandes. Finalizando a programação, Fernando Sikora (1min06seg) garantiu a medalha de ouro na prova do 1km contrarrelógio.
A cerimônia oficial de abertura aconteceu às 17h30 e contou com a presença do presidente da CBC, Sr. José Luiz Vasconcellos, o vice-presidente do COB, Marco Antonio La Porta, o diretor de Esportes do COB, Ney Wilson, o diretor do Departamento de Gestão de Instalações Esportivas da Secretaria Especial do Esporte, Sr. Mauricio Pelegrinetti, o presidente da FECIERJ, Adayr Aparecido, entre outras autoridades.
Para José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC, a utilização do velódromo para realizar o campeonato brasileiro é fundamental para os atletas alcançarem resultados expressivos.
“O velódromo do Rio de Janeiro é uma grande referência e está entre os melhores velódromos do continente. Ter condições de realizar o campeonato nacional aqui é muito importante para elevarmos o nível dos nossos atletas. Agradeço o apoio do Governo Federal e Estadual, além do Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, que foram fundamentais para que o evento pudesse acontecer”, comentou Vasconcellos.
O vice-presidente do COB, Marco La Porta, destacou a importância do apoio do Governo Federal, através da Secretaria Especial do Esporte, para a utilização do legado olímpico, e parabenizou a confederação pelo excelente trabalho na realização do campeonato.
“Em nome do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, eu gostaria de agradecer o poder público pelo apoio a confederação de ciclismo, e pela importante utilização do legado olímpico, para aquilo que realmente se destina, que é a realização de eventos e o surgimento de grandes campeões. Também gostaria de agradecer ao presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, pela realização do campeonato e sucesso para todos os atletas”, declarou Marco La Porta, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Os atletas iniciam a programação desta sexta-feira, com a disputa da omnium para a categoria Elite/Sub23 feminino. A omnium é composta por quatro provas: Scratch, Tempo Race, Eliminação e Por Pontos.
As provas do sábado e domingo serão transmitidas AO VIVO através do Canal Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A exibição poderá ser acessada no seguinte endereço: http://www.canalolimpicodobrasil.com.br/
PROGRAMAÇÃO
20/05 - Sexta-feira / 12h as 22h
21/05 - Sábado / 08h as 21h45
22/05 - Domingo / 12h as 20h40
Comments