Brisbane, na Austrália, sediará a Olimpíada e Paralímpiada de 2032


A cidade de Brisbane, na Austrália, sediará a Olimpíada e Paralímpiada de 2032 após ter sido eleita na 138ª Sessão do COI na manhã desta quarta-feira (21 de julho) em Tóquio, Japão.

Na sessão foi acatada a proposta do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), feita em 11 de junho, para que Brisbane sediasse os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2032.


O presidente do COI, Thomas Bach, não votou, de acordo com a tradição de que os presidentes votam apenas para desempate. Os membros do COI na Austrália John Coates e James Tomkins não tiveram permissão para votar.


O presidente do COI, Thomas Bach, disse: "Brisbane 2032 é o primeiro futuro anfitrião a ter sido eleito e a ter se beneficiado totalmente da nova abordagem flexível para eleger os anfitriões olímpicos. As reformas permitem que o COI trabalhe em parceria com cidades, regiões, e países, para encorajar projetos olímpicos que usam uma alta porcentagem de instalações existentes e temporárias, que se alinham com planos de desenvolvimento de longo prazo, e que têm uma visão forte para esportes e comunidades locais. "


Serão os primeiros jogos de Brisbane, embora a Austrália já tenha sediado dois: Melbourne 1956 e Sydney 2000 .


Brisbane e a região de South-East Queensland estão programadas para sediar ou co-sediar a Copa do Mundo Feminina da Fiba em 2022, o Campeonato Mundial UCI Road de 2022 no ciclismo e a Copa do Mundo Feminina da FIFA de futebol em 2023.


Além disso, a região sediou os Jogos da Commonwealth 2018 na Gold Coast, que também realizará uma série de eventos como parte do plano de Brisbane 2032.


As datas propostas para os Jogos Olímpicos são 23 de julho a 8 de agosto de 2032 , com os Jogos Paraolímpicos ocorrendo de 24 de agosto a 5 de setembro de 2032 .


As disputas devem acontecer em 37 locais.


O presidente Bach acrescentou: "A visão de Brisbane 2032 e o plano dos Jogos se encaixam em estratégias regionais e nacionais de longo prazo para o desenvolvimento social e econômico em Queensland e na Austrália e complementam as metas do Movimento Olímpico delineadas na Agenda Olímpica 2020 e 2020 + 5, enquanto com foco em fornecer experiências esportivas memoráveis ​​para atletas e fãs. " Antes da caravana olímpica chegar na Austrália, tem Paris-2024 e Los Angeles-2028.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube