Caloi apresenta a nova CaloiCross Extra Light, um clássico dos anos 80

Em 2023, a Caloi apresenta uma nova versão da CaloiCross Extra Light, um clássico dos anos 80 que passa por mais uma reformulação. Dessa vez, a marca buscou se aproximar ainda mais dos consumidores e trazer seus desejos para as bicicletas, incorporando sonhos antigos dos fãs e novos olhares às Extra Light.
No processo de criação, a Caloi reuniu colaboradores e colecionadores apaixonados pelo modelo para participarem ativamente do processo de desenvolvimento. Cada discussão e encontro do grupo foi cuidadosamente estudado e posto em prática para que a nova CaloiCross Extra Light atendesse os anseios dos fãs da bike, que já teve várias versões desde o seu primeiro lançamento, lá no início da década de 80. Ao todo, além do time de desenvolvimento e produto da Caloi, oito apaixonados pela CaloiCross Extra Light foram escolhidos para participar do processo de cocriação: Ravi, Paloma, Alexandre, Ângelo, Daniela, Fábio, Emerson e PJ, baixista da banda Jota Quest.

Essas pessoas foram conectadas por meio de promoções nas redes sociais da marca, respondendo quizzes e provando que são grandes conhecedoras da CaloiCross Extra Light. Os escolhidos também mostraram que têm histórias que se ligam ao modelo em diversos momentos de suas respectivas vidas, conectando-as ainda mais com o projeto.
A versão 2023 da CaloiCross Extra Light conta com duas cores, uma de base vermelha e uma de base azul, trazendo elementos da cocriação e de versões passadas da bicicleta. O anodizado de gota dourada de modelos dos anos 80, grafismos da Extra Light bolinha de 1983, guidões Naja, protetores de parafuso e muitos outros elementos das versões clássicas do modelo estão inseridos na nova CaloiCross Extra Light. Há ainda a presença da linha do tempo no quadro, embaixo da espuma, assim como também existe um agradecimento geral a todos que participaram da cocriação em seu escudo frontal.

"Em 2021 lançamos a primeira releitura da Extra Light, desde a última edição que aconteceu no final nos anos 80 e começo dos anos 90, e foi um sucesso enorme. Naquele momento, nós também contamos com três colecionadores que fazem parte desse grande movimento de fã clube da Extra Light, quando eles nos ajudaram a fazer a construção do produto. E, naquela oportunidade, verificamos o quanto a Extra Light é um produto que não pertence à Caloi, mas sim um produto do povo brasileiro, pois as pessoas falavam: "nossa, esperei mais de 40 anos para poder comprar a minha, agora meu pai vai comprar, agora realmente vou poder adquirir". Foi muita gente postando bicicletas ao lado de árvore de Natal, bicicletas quando criança, anúncios de bicicleta, e percebemos como CaloiCross Extra Light faz parte da vida das pessoas. Ela dá uma sensação de pertencimento. Pensamos então que nada melhor do que chamarmos colecionadores para nos ajudar no desenvolvimento desse novo modelo, foi assim que surgiu a ideia de cocriação. Foi um trabalho longo, quando lançamos o quiz em 2022 e convidamos essas pessoas para criarem com a gente as novas Extra Light, quando surgiram os novos modelos azul com dourado e vermelho com dourado. Nesse projeto, buscamos sempre, com muito cuidado, ter os colecionadores conosco, pois estamos falando de um produto icônico e de muito detalhe, então esses colecionadores atuaram como curadores nessa cocriação”, disse Marcos Ribeiro, Gerente de Desenvolvimento e Produto da Caloi, que completa:
