Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada: Chaman e Polegatch vencem o contra-relógio


José Luiz Vasconcellos (Presidente da CBC) com os campeões da Elite e Sub-23 /Ana Patrícia - CBC

O Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina, no Paraná, foi tomado por centenas de ciclistas que disputaram hoje, o título brasileiro da prova de contra-relógio. Os atletas pedalaram forte no percurso que definiu os primeiros campeões brasileiros do ciclismo de estrada da temporada 2021.


Chaman / Ana Patrícia - CBC

Especialista em contra-relógio, Lauro Chaman, da Memorial Santos, venceu e convenceu após dominar a competição de ponta a ponta, mesmo ainda tendo dado uma volta a mais no percurso, fato que não atrapalhou o seu incrível desempenho que proporcionou o primeiro lugar na competição.


“Acabei errando o número de voltas e dei uma volta a mais, mas isso não me atrapalhou e tudo acabou dando certo. Foi um dia muito feliz para toda a nossa equipe que conquistou resultados importantes em várias categorias. A prova de hoje eu estava me sentindo bem e agradeço muito a Deus por tudo que está acontecendo. Essa vitória foi para a minha família”, destacou Lauro.


Lauro percorreu as sete voltas do percurso em 25min52seg, tempo suficiente para conquistar a medalha de ouro. Cristian Egidio, da Taubate Cycling Team, terminou em segundo lugar com 26min36seg235, seguido por André Gohr, da Swift Carbon Pro Cycling Brasil, que marcou 26min36seg473. Na sub23 o vencedor foi João Pedro Rossi, também da Swift Carbon Pro Cycling Brasil.


Polegatch / Ana Patrícia - CBC

Entre as mulheres da Elite, prevaleceu a experiência da atleta Ana Paula Polegatch, que marcou 20min49seg para completar as cinco voltas. Taise Benato, da Memorial Santos, fez 21min46seg e terminou com a medalha de prata, enquanto Tamires Radatz, da equipe Avai/FME Florianópolis completou o pódio com o bronze. Na Sub23 feminino, a campeã foi Ana Vitória Magalhães.


“Essa vitória teve um sentimento muito especial. Primeiro porque hoje é o meu aniversário, então não poderia ter presente melhor, e depois, poder conquistar o meu tricampeonato nacional em meio a uma pandemia, com menos tempo para treinar, agora que montei a minha própria assessoria, foi muito emocionante. Gostaria de aproveitar e agradecer a minha equipe por todo o apoio e agora é focar na prova de resistência”, destacou Ana Paula.


Base com talento


As categorias de base abriram a programação com muito talento durante os trechos mais exigentes do percurso. Na categoria Junior, destinada para atletas com idade entre 17 e 18 anos, os vencedores foram os ciclistas Pedro Miguel de Oliveira, da equipe Indaiatuba Cycle, e Ana Paula Finco, da ABEC Indaiatuba.


Entre as outras categorias, também comemoraram a vitória os seguintes atletas: Laura da Silva (Associação Ciclistica Rolandense) e Miguel Bessani (Avulso), na Infantojuvenil, e Andrey Braguini (Indaiatuba Cycle Team) e Mayra da Costa (Memorial Santos), na Juvenil.


Para Ana Paula Finco, especialista em contra-relógio, reconhecer o percurso e fazer uma boa estratégia é fundamental neste tipo de disputa. “O circuito tinha duas subidas curtas, porém inclinadas e com bastante vento, então era necessário fazer força nos momentos certos. Mas eu me preparei muito bem e minhas expectativas eram muito boas, esse é um tipo de prova que eu me identifico bastante e estou muito feliz com o meu resultado”, destacou a atleta, que defende a equipe ABEC Rio Claro.


Após alguns anos, o Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, volta a apresentar um percurso exclusivamente disputado na rodovia para as provas de resistência. Essa característica, aumenta tanto a competitividade entre os atletas como o nível técnico da prova, que irá seguir características dos maiores eventos do calendário mundial.


A categoria Elite/Sub23 masculino irá percorrer 146km, enquanto a Elite/Sub23 feminino encara um percurso de 87km. As distâncias de todas as categorias estão disponíveis no Guia Técnico: http://www.cbc.esp.br/arquivos/GUIA_TECNICO_BRASILEIRO_ESTRADA_ELITE_JUNIORES_2021.pdf


A concentração para as provas de resistência será no Jardim Botânico, sendo sexta (resistência para categorias de base) e domingo (Elite/Sub23 masculino) com largada às 08h, e sábado (Elite/Sub23 feminino) às 13h.


Resultados completos de todas as categorias: http://www.cbc.esp.br/arquivos/w6z9yx41c3.pdf


Confira a programação:


22/10 – Sexta-feira


09h – Prova de resistência (categorias de base) – Jardim Botânico


23/10 – Sábado


13h – Prova de resistência (Elite/Sub23 feminino) – Jardim Botânico


24/10 - Domingo


09h – Prova de resistência (Elite/Sub23 masculino) - Jardim Botânico

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube