Campeonato Mundial de MTB Andorra: Puck Pieterse e Alan Hatherly são os novos donos da tão desejada Camisa Arco-íris
O último dia do Campeonato Mundial de Mountain Bike da UCI de 2024 viu as finais da categoria Elite Feminina e Masculina e da categoria Sub-23 de cross-country OlímpicO (XCO).
Puck Pieterse (HOL) e Alan Hatherly (AFS) ganharam seus primeiros títulos na Elite. Isabella Holmgren (CAN) e Luca Martin (FRA) ganharam os títulos Sub-23 - Holmgren fez a dobradinha após ganhar o título de cross-country em pista curta (XCC).
Das 60 ciclistas, foi um começo forte para Puck Pieterse, Alessandra Keller (SUI), Candice Lill (AFS) e as norte-americanas Sevilia Blunk e Hayley Batten, junto com a campeã mundial UCI de 2023, Pauline Ferrand-Prévot (FRA). Evie Richards (GBR), vencedora do título mundial XCC UCI, caiu na primeira passagem pela seção de pedras.
Ferrand-Prévot caiu para trás enquanto Blunk também desvaneceu. Pieterse se defendeu de um desafio de Lill na volta 3, quando os dois ficaram 30 segundos à frente. No final, a holandesa de 22 anos saiu sozinha na frente.
Na penúltima volta, Lill deslizou ao caiu ao entrar na Tech, Feed zone e Anne Terpstra se aproximou e a ultrapassou. Loana Lecomte (FRA) estava em quarto, seguida por Martina Berta (ITA) e Richards. Lill e Terpstra trocaram de posição na última volta enquanto Berta se afastava de Lecomte e sobrevivia a um susto no último jardim de pedras, ultrapassando Lill e ficando em terceiro.
Ferrand-Prévot ficou em 14º lugar, deixando o mountain bike para se dedicar às corridas de rua.
“Eu não consigo compreender isso ainda!” disse Pieterse. “Eu andei no meu próprio ritmo desde o começo. Eu pensei que precisava ir all-in se quisesse vencer isso. E eu continuei pressionando e aparentemente foi o suficiente. Eu tenho meu primeiro título Elite UCI World e estou muito feliz.”
1. Puck Pieterse (NED), 1.09:41
2. Anne Terpstra (HOL), +0:59
3. Martina Berta (ITA), +1:19.
Já na prova masculina, o ritmo inicial veio do recém-coroado campeão mundial XCC UCI Victor Koretzky (FRA) e do medalhista de bronze Alan Hatherly (AFS), junto com o francês Jordan Sarrou, Mathias Flückiger (SUI) e Luca Schwarzbauer (ALE).
Mesmo com seis voltas, foi uma corrida de atrito, com lacunas se estendendo por todo o grid e estrelas como Nino Schurter (SUI), Christopher Blevins (EUA) e Sam Gaze (NZL) fora dos dez primeiros.
Na penúltima volta, Hatherly e Koretzky – medalhista de prata olímpico – estavam sete segundos à frente de dois britânicos: o campeão olímpico Tom Pidcock e Charlie Aldridge. Mathis Azzaro (FRA) e Luca Braidot (ITA) foram os únicos outros ciclistas a 30 segundos dos líderes.
O francês atacou na última longa subida, e o sul-africano buscou, então passou e sem olhar para trás. Hatherly – depois do bronze no XCC e da vitória na rodada mais recente da Copa do Mundo UCI em Les Gets, França – estava motivado demais. Com resultado deste domingo, ele adiciona a camisa arco-íris XCO 2024 aos seus títulos XCO Sub-23 2018 e cross-country E-MTB 2019.
1. Alan Hatherly (AFS), 1.09:51
2. Victor Koretzky (FRA), +0:22
3. Tom Pidcock (ALE), +0:39
“Estou realmente emocionado, para ser honesto. Eu sabia que tinha pernas boas, mas ser capaz de vencer assim é um sonho que se tornou realidade”, disse Hatherly.
“Essas faixas vão ficar no meu braço para sempre e estou ansioso para usá-las pelo resto da temporada e na próxima, com certeza.”
Comments