top of page
A ucraniana Alla Biletska chegou ao Centro Mundial de Ciclismo da UCI (CMC) em Aigle, na Suíça, na semana passada, cheia de ambição. A jovem de 20 anos estava caminhando na direção certa, duas medalhas no Campeonato Mundial Júnior de Pista da UCI de 2021 no Cairo, Egito (prata no sprint e bronze no keirin), ela também ficou em segundo lugar no keirin no Campeonato Europeu Júnior da UEC em Apeldoorn (Holanda) no mesmo ano.
Depois a Rússia invadiu a Ucrânia no início de 2022 e em meio à turbulência que se seguiu, Alla Biletska e sua família tomaram a decisão de que ela deveria se mudar para a Lituânia com sua equipe para continuar treinando em segurança. Agora, depois de 18 meses baseada na capital Vilnius, ela mudou novamente, desta vez para a Suíça, onde se juntou ao programa de Pista do CMC.
“Eles não podem viajar para o exterior”, diz Alla Biletska. “Eles estão no território ocupado onde há batalhas. Estou em contato com eles, mas nem sempre é fácil. Eles são minha maior motivação. Meus pais sempre trabalharam muito para me ajudar e quero dar o meu melhor por eles.”
Ela já está treinando com o grupo de Pista existente, que inclui Nicholas Paul, de Trinidad e Tobago, medalhista de prata no sprint no Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI em Glasgow, Escócia. O técnico do grupo é o britânico Craig MacLean, medalhista de prata no sprint por equipes nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e campeão mundial da UCI na mesma especialidade dois anos depois.
“No começo pensei "uau, eles são alguns dos melhores pilotos do mundo', mas quando os conheci percebi que eram fáceis de lidar e muito amigáveis. É muito bom treinar com eles”, diz ela. “Acho que o treino na Suíça vai ser difícil, mas já adorei o que vi. E é um país lindo também. Estou ansiosa para andar um pouco ao ar livre também.
A jovem ucraniana pratica ciclismo desde os 16 anos, quando o pai lhe comprou uma mountain bike. Seu treinador rapidamente percebeu que ela era uma velocista talentosa e a encorajou a experimentar a pista. Ela não olhou para trás.
O seu percurso talvez seja mais complicado do que o de alguns, mas está habituada a ficar longe da família. Enquanto isso, ela continua a estudar educação física on-line no Instituto Politécnico de Kharkiv, na Ucrânia.
“Vários atletas ucranianos estão baseados na Suíça e foi natural convidarmos Alla para se juntar ao nosso grupo de Pista em Aigle, na Suíça”, disse Jacques Landry. “Ela é muito talentosa e se pudermos ajudá-la a atingir os seus objetivos, estaremos, por sua vez, a atingir o objetivo do nosso programa de assistência.”
Nosso canal no Youtube
bottom of page
Comentarios