top of page

Centro Mundial de Ciclismo da UCI recebe jovens talentos chineses de BMX Racing

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • 16 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Pilota chinesa em frente ao CMC na Suíça / Divulgação UCI

O training camp de um mês marca a primeira etapa de um plano em cinco fases, parte de uma estratégia de longo prazo com foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Este projeto está alinhado com a missão da União Ciclística Internacional (UCI) e seu Centro Mundial de Ciclismo (CMC), que visa promover o desenvolvimento do ciclismo globalmente.


O programa envolve cinco jovens atletas de BMX Racing, todas mulheres, com idades entre 17 e 25 anos, que estão treinando em Aigle, Suíça, até 1º de dezembro. Sob a supervisão de Twan van Gendt, campeão mundial de BMX Racing da UCI em 2019, as atletas compartilham sessões de treinamento com competidoras experientes, como Zoé Claessens, medalhista olímpica e vice-campeã mundial de BMX em 2024.


Para Wanyi Liao, de 24 anos, medalhista de prata no Campeonato Asiático e campeã da Liga Nacional de 2023, relata como esta experiência é inspiradora: “Treinar ao lado de Zoé é emocionante. As instalações do UCI CMC são excelentes, e o ambiente é relaxante e motivador”, destacou.


Os talentos chineses foram selecionados durante uma visita do UCI WCC à China em junho, onde foram identificados por seu potencial físico. Além disso, dois treinadores chineses de BMX Racing também participam do projeto, aprendendo técnicas que poderão implementar no desenvolvimento de seus atletas nacionais.


Segundo Jacques Landry, diretor do UCI CMC, a meta é combinar a formação de atletas e treinadores para fomentar o desenvolvimento sustentável do BMX Racing na China. “Nosso objetivo é criar uma base mais autônoma no país, capacitando treinadores e elevando o nível geral da disciplina. O sucesso de um atleta chinês em competições internacionais pode atrair mais jovens ao esporte, gerando um impacto positivo em longo prazo.”


O projeto, realizado em parceria com a Associação Chinesa de Ciclismo, prevê o retorno das atletas no próximo ano. Também há planos de incluir homens no programa no futuro, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa.

 
 
 

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page