top of page

CiMTB Congonhas etapa que definiu os campeões da temporada

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • 29 de set. de 2025
  • 2 min de leitura
Largada da Super Elite Masculina / Divulgação
Largada da Super Elite Masculina / Divulgação

O fim de semana em Congonhas (MG) consagrou os campeões da 20ª edição da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB). No Short Track (XCC), Karen Olimpio e Luiz Cocuzzi saíram vitoriosos na Super Elite, garantindo também o título da temporada. Já no Cross Country Olímpico (XCO), disputado no domingo (28), Karen confirmou o tricampeonato geral da competição, enquanto Alex Malacarne celebrou seu primeiro título na principal categoria do mountain bike latino-americano.


Na Super Elite Feminina, Karen manteve a temporada impecável: venceu os três Short Tracks do ano e dois dos três XCOs, somando 304 pontos contra 253 da vice-campeã Isabella Lacerda. Em Congonhas, triunfou tanto no XCC de sexta-feira quanto no XCO de domingo, consolidando a dobradinha. “Foi a melhor preparação que fiz na carreira, o que me faz colher todos os frutos. Agora é pensar no próximo ciclo olímpico e seguir representando o Brasil”, disse a atleta, que deve permanecer no Top 30 do ranking mundial.


Entre os homens, o Short Track teve final emocionante decidido no photo finish, com Luiz Cocuzzi superando Gustavo Xavier por décimos de segundo e ficando com o título do XCC. No XCO, porém, a hegemonia foi de Alex Malacarne. O paranaense liderou a prova praticamente de ponta a ponta, mesmo após um imprevisto mecânico, e cruzou com vantagem confortável para sacramentar seu primeiro título geral na CiMTB. “Sonhava com esse momento desde a Júnior. Hoje realizei”, afirmou emocionado.


No ranking final da Super Elite Masculina, Malacarne somou 271 pontos, seguido de Gustavo Xavier e Luiz Cocuzzi. Entre as mulheres, além de Karen e Isabella, completaram o top 5 da temporada Luiza Cocuzzi, Hercília Najara e Gabriela Ferolla.

Com disputas acirradas e vitórias marcantes, a temporada de 2025 reforçou o MTB brasileiro no cenário internacional e deixou claro que o mountain bike nacional vive uma de suas fases mais competitivas.

 
 
 

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page