top of page

CIMTB de Poços de Caldas, nova cidade no calendário, ganha maior destaque com a prova UCI XCO Junior Series


Largada Júnior Araxá 2024 / Alemão Silva

A cidade de Poços de Caldas (MG) escreverá, de uma forma única, o seu nome na história do mountain bike mundial no próximo mês. Entre os dias 21 e 23 de junho, o município do Sul de Minas sediará pela primeira vez uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike, um dos mais tradicionais eventos de ciclismo no mundo. E a competição marcada para acontecer no Parque do Cristo ganha ainda mais destaque, ao receber uma das etapas da UCI XCO Junior Series.


A UCI XCO Junior Series conta com 36 provas no decorrer da temporada de 2024, realizada em 18 países, somando pontos específicos para as categorias júnior masculina e feminina. Além desta competição, disputas como Campeonato Mundial, Campeonatos Continentais e Campeonatos Nacionais também somam pontos para o ranking. Apenas 5 provas da América do Sul contam com essa classificação, com destaque para a CiMTB, que desde 2017 recebe provas específicas do gênero.


"Para nós sempre foi uma honra sediar etapas da UCI XCO Junior Series na Copa Internacional de Mountain Bike. A categoria Júnior é o que chamamos de último degrau para os atletas chegarem na super elite, categoria composta pelos atletas da elite e sub-23. Desde que realizamos esta prova, temos recebido atletas não só do Brasil, como de diferentes partes do mundo todo, que visam obter destaque no ranking específico da categoria", ressalta Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.


A realização da UCI XCO Junior Series dentro da programação da CiMTB acontecerá nos dias 22 e 23 de junho. Enquanto os homens vão à pista na manhã do sábado (22), às 10h20, as mulheres entram na pista no dia seguinte, a partir de 12h, durante a largada exclusiva feminina. Ao todo, são 60 pontos em jogo para os campeões, uma vez que a etapa de Poços de Caldas é Classe 1 no ranking da União Ciclística Internacional.


Dois ciclistas brasileiros estão em destaque na última atualização do ranking da categoria júnior, divulgado nesta terça-feira (14). Entre os homens, Henrique Bravo está no Top 5, ocupando a quarta colocação com 420 pontos. Estão à sua frente apenas Nicholas Konecny (EUA), com 523 pontos, Nicolas Halter (SUI), com 499, e Albert Philipsen (DIN), com 420. Entre as mulheres, o principal nome é Nina Carvalho, ocupando a 14ª posição, com 217 pontos. Estão no Top 3 as atletas Eva Herzog (AUT), Lara Liehner (SUI) e Marusa Tereza Serkezi (ESL).


Os rankings das elites também trazem ciclistas brasileiros entre os principais destaques do mundo. No masculino, Ulan Galinski e Alex Malacarne aparecem na primeira página, em 25º e 30º lugares. Já no feminino, Karen Olimpio e Raiza Goulão são as duas ciclistas do Brasil que estão no Top 40 do mundo, com Karen ocupando o 26º lugar e Raiza em 35º.


As inscrições para a terceira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-pocos-de-caldas-37722.

Comentarios


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page