CIMTB em Congonhas (MG) comemora 20 anos e Mundo da Criança é um dos destaques da festa
Duas décadas de muitas histórias para contar. É neste patamar que a Copa Internacional de Mountain Bike chega à cidade de Congonhas (MG), local que sediará entre os dias 27 e 29 de setembro a decisão de 2024 da competição. E, como 20 temporadas de evento em um mesmo município não é pouca coisa, a organização da CIMTB preparou ativações especiais, para que o fim de semana seja ainda mais inesquecível para todos que comparecerem no Parque Ecológico da Cachoeira. Entre os destaques está o “Mundo da Criança”, com diversas atividades com foco na criançada.
Além do já tradicional Concurso de Redação e Desenho, que reúne as crianças das escolas municipais e premia os vencedores com bicicletas novas, haverá também outras atrações. Também juntamente à Secretaria de Educação, está sendo programado que dezenas de crianças da rede municipal visitem o evento na sexta-feira (27), ação que fará parte das atividades das escolas, para assim poderem conhecer de perto o evento.
“Mais uma vez, nossos alunos aguardam ansiosos pela Copa Internacional de Mountain Bike em Congonhas. O concurso de Redação e Desenho já se tornou uma tradição e é aguardado com expectativa todos os anos. Em 2024, outras novidades nos aguardam e certamente levarão mais sorrisos para os rostos das crianças que sonham e se divertem com a bicicleta”, enaltece Andrea Sousa e Silva, responsável pelos programas de educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação.
Haverá ainda na estrutura montada pela CiMTB no Parque Ecológico da Cachoeira com dois brinquedos infláveis, os maiores da América Latina, para abrilhantar mais a estrutura pensada nas crianças.
“Estaremos com os nossos dois infláveis gigantes, com entretenimento e diversão para seu filho na Copa Internacional. A certeza é de que será uma grande festa e que nossos monitores especializados irão receber as crianças com muito carinho e alegria nessa ativação que faz parte do Mundo da Criança dentro da programação especial de 20 anos da CIMTB em Congonhas”, explica o ilusionista Rogério Daves, proprietário da empresa Mágica e Festa.
Para Rogério Bernardes, organizador da CiMTB: “Contemplar as crianças é sempre um prazer e uma grande oportunidade. Temos que estimular as crianças a terem atividades que deem experiências inesquecíveis ao lado da natureza e convivendo com o próximo. Os brinquedos têm esse objetivo e eles serão gratuitos para a criançada se esbaldar de sexta a domingo, com seus familiares. Além dos brinquedos teremos a pista de mountain bike para as crianças. Investir nas crianças é acreditar que podemos ter um futuro promissor, em um mundo melhor”, enaltece Rogério.
Categoria mais festiva do evento, a Mirim acontece na manhã de domingo, às 11h15, e faz a alegria do público visitante, quando os pequenos atletas competem em uma pista montada especificamente para a criançada. Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km, com com estradas e trilhas para atender todos ciclistas de forma segura.
Como de costume, no XCO haverá uma vasta disponibilidade de categorias, quase todas para os atletas que são filiados. Apenas uma nova categoria, a Open XCO Masculina, não exigirá filiação. Assim, serão seis baterias, duas no sábado (28) e outras quatro no domingo (29). Já o Short Track acontece no início da tarde sexta-feira (27), com oito categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.
A Maratona ocorre com opções de categorias para todos os gostos. Além de três opções para correr em duplas – Pró, Masculino e Misto/Feminino – há também Cadete, Expert, Máster, Veterano, Open Feminino, Máster Feminino, Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), Peso Pesado, as categorias PcD/PNE e Hand-bike para pessoas com deficiência, e a Ultra. Para fechar o “cardápio” de opções, as categorias para as E-Bikes, com Young Masculina, Máster Masculina e Feminina.
Comentários