CIMTB retorna às origens em Carandaí (MG) com etapa inclusiva e democrática
Márcio de Miranda
22 de mai.
2 min de leitura
A Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) está de volta às suas raízes. No início de junho, a competição retorna ao local onde tudo começou em 1996: a Fazenda Sossego, em Carandaí (MG). A segunda das quatro etapas da temporada 2025 promete ser uma das mais acessíveis da história, com uma pista de Cross Country Olímpico (XCO) desenhada para acolher tanto atletas experientes quanto iniciantes — federados ou não. O percurso combina variedade de terreno, curvas e altimetria, mas sem obstáculos técnicos, facilitando a participação de todos.
A programação começa na sexta-feira (6/6) com a prova de Short Track (XCC) em um circuito de 1 km, válida para o ranking mundial das categorias elite. No sábado e domingo (7 e 8/6), será a vez do XCO, em uma pista de 3,8 km. No sábado, as largadas iniciam ao meio-dia com as categorias amadoras; as E-bikes entram em ação às 14h, e os atletas federados das categorias de base (masculino) largam a partir das 16h. No domingo, o evento segue com quatro baterias às 8h, 10h, 12h e 14h — encerrando com as elites feminina e masculina.
Segundo o organizador da CiMTB, Rogério Bernardes, a pista da Fazenda Sossego foi cuidadosamente planejada. "Temos várias trilhas, incluindo trechos novos e outros usados há 20 ou 30 anos. A área escolhida é segura e confortável, com sombra e fácil acesso para equipes de apoio e estrutura técnica", explica.
Diferente de outras etapas como a de Araxá, a pista de Carandaí será mais fluida, sem grandes saltos. "As bicicletas praticamente não saem do chão. O trajeto inclui muitas curvas divertidas, descidas rápidas e subidas exigentes. Começa com uma subida, passa pela área de apoio e inclui trechos de single track. É um circuito dinâmico que deve agradar tanto amadores quanto profissionais", complementa Bernardes.
O evento contará com estacionamento gratuito logo na entrada da Fazenda Sossego, tanto para atletas quanto para visitantes. Próximo à sede, será montada a área de feira, com banheiros, vestiários com duchas quentes e frias, além de um espaço para lavagem de bicicletas (lava-bike). A praça de alimentação terá diversas opções, como Açaí Fresh, Cervejaria 040, vinhos, crepes, churros, sanduíches, espetinhos, macarrão na chapa e muito mais.
Os interessados em participar da etapa de Carandaí podem se inscrever pelo link: https://encurtador.com.br/zbt2G. Informações detalhadas sobre a prova estão disponíveis no site oficial www.cimtb.com.br, nas abas Regulamentos e Programação. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: info@cimtb.com.br.
Carandaí foi sede constante da Copa entre 1996 e 2004. Após um hiato, voltou a receber o evento em 2021, com a edição adiada por causa da pandemia. Agora, em 2025, atletas que já competiram na região ou que sonham em estrear por lá terão nova oportunidade de viver essa experiência. A Fazenda Sossego, às margens da BR-040 (km 657), na entrada do Hotel Fazenda Pedra do Sino, será novamente o palco da competição.
Além da tradicional UCI XCO Junior Series, a etapa contará com provas nas modalidades XCC e XCO. A elite terá atenção especial: o XCC será Classe 3 (10 pontos no ranking da UCI) e o XCO, Classe 1, oferecendo 60 pontos aos campeões das elites masculina e feminina.
Comments