Circuito Grangiro terá atletas amadores e de alto rendimento na prova de estreia


Zanini (de azul) fazendo o reconhecimento da Pista / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

O Circuito Grangiro, promovido pela Effect Sport e com patrocínio da Enel Distribuição Rio, via lei de incentivo do governo do estado e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, faz sua estreia em uma prova de MTB no dia 14 de março. Para este desafio, os ciclistas poderão escolher entre dois percursos, o Esporte, com 40 km e o percurso Pro, com 60km e trechos mais técnicos, ambos com a chancela da equipe Caloi Henrique Avancini Racing, responsável por assinar a direção técnica da prova. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ilgrangiro.com até 8/03. Importante ressaltar que as vagas são limitadas e que a prova será realizada em um ambiente controlado com rígido protocolo de segurança que inclui, por exemplo, montagem da arena que garanta distanciamento social, largadas em ondas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária. Já confirmados na etapa Búzios, os atletas Monike Azevedo, Luiza Zanini, Pepe e Guto Verde Ciclista estão se preparando para a prova e, mesmo com alguns obstáculos no dia a dia, não deixam a bike de lado. “As competições entraram muito cedo na minha vida, a partir do futebol, depois artes marciais, corrida, triatlo. Acredito que esses desafios servem para você se comparar com outros atletas em nível de performance, mas o que gosto mesmo é de competir comigo mesmo, física e mentalmente, por isso, alguns desafios que tenho vão além de competições”, explica Pepe, aventureiro profissional e influenciador de esportes de aventura.

A triatleta Monike Azedo também faz bonito no MTB / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Já a niteroiense Monike Azevedo, hoje com 41 anos, começou a praticar triatlo aos 13 anos e, há quatro, é adepta ao mountain bike. “Sempre gostei de esportes, mas mesmo em cima de uma bike há modalidades bem diferentes. O MTB por aí só é muito desafiador, me reinventei como atleta”, afirma. Entre os confirmados também integra a lista Luiza Zanini. Natural de Florianópolis, ela, que também é praticante do triatlo, conta como se apaixonou pelo mountain bike.


“Comecei o MTB em 2015 por conta de vários acidentes de carros e ciclistas, na época, me aventurei na mountain bike e eu não descia meio fio de bike. Me apaixonei por trilhas e tudo o que cerca a natureza aos 44 anos. Fazer provas é uma boa maneira de conhecer lugares, fazer novos amigos e manter uma disciplina de treino”, incentiva a atleta.

Guto em ação nas trilhas / Divulgação

O paulistano Guto, além de praticar ciclismo, trabalha com elas. Ele, que começou na modalidade usando a bicicleta como meio de transporte, hoje participa de grandes competições e diferentes desafios. “Quase toda prova tem uma história inusitada. Lembro que uma vez tive que urinar no meu próprio pé porque estava congelando, entrando em hipotermia. Parece nojento, mas foi o maior alívio que eu senti na minha vida quando meus dedos aqueceram e pararam de doer”, relembra o ciclista.

Pepe acelerando na subida em Búzios / Márcio de Miranda - Planeta da Bike

Em um cenário de mar a montanha da Mata Atlântica, a prova de estreia do Circuito Grangiro promete proporcionar aos inscritos uma experiência esportiva com visuais incríveis ao lado de grandes atletas amadores e profissionais. “O mountain bike hoje é a modalidade que mais cresce e estamos tendo a oportunidade de ver a consolidação do esporte de duas rodas através desse crescimento. O que queremos é que os outros segmentos também cresçam junto”, afirma Ruy Avancini, Team Manager da equipe responsável pelos percursos desta etapa e pai de um dos principais nomes do mountain bike brasileiro, Henrique Avancini.

Circuito Grangiro

Etapa MTB Búzios

Data: 14 de março

Percursos: Esporte – 40km e Pro - 60 km com direção técnica da equipe Caloi Henrique Avancini Racing

Inscrições abertas com vagas limitadas pelo site: www.ilgrangiro.com/

Novos protocolos de segurança:

-Layout da arena para garantir mais espaçamento entre os atletas e menos cruzamentos.

-Eliminação dos espaços de convivência como estandes de marcas parceiras, área de convidados e tendas de assessorias.

-Implementação de largadas faseadas, com menos atletas e em horários distintos de acordo com a faixa etária.

-Delimitação de um número máximo de atletas dentro da arena ao mesmo tempo.

-Medição da temperatura de todos, staffs e participantes, na entrada principal da arena.

-Distribuição de máscaras descartáveis para todos os atletas e a obrigatoriedade do uso da máscara dentro da arena.

-Todo staff de terra do evento com máscara e viseira de proteção, além de luvas (se necessário).

- Dispenser com álcool em gel nas entradas das diferentes áreas da arena.

-Staff destinado a evitar aglomerações na entrada da arena e na dispersão (pós-prova).

-Limpeza periódica de toda estrutura da arena.

-Disponibilização de lixeiras específicas para o descarte das máscaras, mantendo a preocupação com a coleta seletiva.

- Cada atleta será responsável em levar o seu próprio suporte de água (mochila de hidratação ou garrafinha) e manuseá-lo nos pontos de hidratação do evento sem contato físico do staff.

-Divulgação dos resultados online, após o término da prova para evitar aglomeração.

-Contestação após o evento em local e hora a serem divulgados.

-Premiação reservada, para apenas os três primeiros colocados da categoria geral de cada prova.

-Divulgação de um comunicado prévio para staff e atletas informando as novas normas e os procedimentos.

Siga o Planeta da Bike
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
Nosso canal no Youtube
cannondale.png
shimano.png
sa bs.png
MFT.png
CIMTB.png
SFEST.png
Fran Logo Branco.png