top of page

Colnago apresenta a nova V4Rs criada em parceria com a equipe UAE Team Emirates



A nova Colnago V4Rs é a monocoque mais rápida de todos os tempos, desenvolvida pela fabricante italiana para ter sucesso em todos os tipos de terreno em colaboração com uma das mais fortes equipes de ciclismo do World Tour, a UAE Team Emirates. A contribuição dos pilotos profissionais foi fundamental na longa fase de prototipagem e testes posteriores, primeiro na estrada e depois diretamente na corrida. De fato, os feedbacks recebidos pelos pilotos permitiram trabalhar em áreas claras e definidas, tais como: aerodinâmica, peso, rigidez real, geometrias, solidez e robustez.



As cores disponíveis serão cinco. As versões SDM3 e WT23 relançam os acabamentos que serão utilizados pela Emirates UAE Team e UAE Team ADQ. As pinturas RVBK, RVRD e RVWH, em vez disso, referem-se a cores com bases pretas, vermelhas e brancas.


O esloveno Tadej Pogačar, um dos primeiros atletas da equipe a testar a nova V4Rs, disse: “A V4Rs é uma bicicleta muito leve e rígida. Realmente responsiva. Para mim isso é bom nas subidas para atacar porque quando você pisa no pedal a bicicleta vai muito bem. Isso ajuda a atacar mais rápido. Eu me sinto confiante e eu realmente gosto disso. Você precisa de conforto na bike porque temos etapas muito longas. Não se trata apenas de velocidade e leveza; é também sobre conforto. É muito importante depois de seis horas pedalando que você não se sinta completamente destruído, então… ela é perfeita para isso”.



As mesmas V4Rs também serão usados pela UAE Team ADQ, da italiana Sofia Bertizzolo, uma ciclista versátil capaz de se destacar em uma vasta gama de tipos de terreno. Sofia Bertizzolo, testando as V4Rs, disse: “Minha primeira impressão, pilotando pela primeira vez, é que esta bike era ótima. A bicicleta combina perfeitamente comigo como ciclista que sou. Sou uma espécie de 'polivalente' e ela é perfeita para se ter. Não sou uma velocista, não sou um alpinista, só tenho que tomar meu tempo na corrida e seja subindo, plano ou curva, esta bicicleta se adapta perfeitamente. Você só precisa pegar o momento certo para uma jogada e a bike está lá para você. É apenas ... é apenas certo”.



Conheça a Série Colnago V: história de bicicletas de sucesso


A Colnago introduziu a série V em 2014 com o lançamento do V1-r, um monocoque de carbono de alta qualidade desenvolvido para satisfazer os ciclistas mais exigentes, com atenção à relação peso-desempenho. Como a V1-r foi a mais recente desenvolvida em colaboração com a Ferrari (parceria que durou 30 anos, iniciada em 1988), o logotipo do Cavalo Empinado está presente em vários pontos do quadro.


O V1-r é um dos primeiros quadros Colnago nos quais foram realizados estudos aerodinâmicos significativos. Todos os seus tubos, incluindo o garfo e chainstays, têm seções moldadas no túnel de vento para reduzir ao máximo a resistência do ar. Os resultados desses estudos foram então implementados nos modelos V2-r e V3Rs subsequentes. Do ponto de vista técnico, o V1-r é caracterizado pelo freio traseiro que foi movido para trás do invólucro do movimento central. Dos seus sucessos de corrida recordamos a vitória de Elisa Longo Borghini no Tour da Flandres 2015 para mulheres, o décimo lugar de Pierre Rolland (Team Europcar) na classificação geral do Tour de France 2015 e o sucesso de Brian Coquard na 21ª etapa.


O V2-r - lançado em 2017 - foi ainda mais otimizada para alcançar maior rigidez geral, melhor desempenho aerodinâmico e uma aparência mais agradável. O freio traseiro, que no V1-r estava posicionado atrás da carcaça do movimento central, foi trazido de volta à sua posição clássica, ou seja, na parte superior das escoras traseiras. Também é importante o trabalho de design que levou a novos conceitos de integração das peças, como o assento-grampo "afogado" no tubo horizontal rígido e um aumento geral da rigidez na área do movimento central . A V2-r foi usada em corridas pela equipe dos Emirados Árabes Unidos na temporada de 2018. O sucesso do irlandês Daniel Martin no Mur de Bretagne no Tour de France no final da sexta etapa foi espetacular, e os dias do romano Valerio Conti com a camisa rosa do Giro 2018 foram inesquecíveis.


Em 2019 a Colnago lançou as V3Rs, ainda mais leves e rígidas que os modelos anteriores, maximizando o conceito de uma bike “all round”, capaz de proporcionar excelente desempenho técnico sob todos os pontos de vista, inclusive aerodinâmico, e em qualquer tipo de terreno. Esta bicicleta tem sido usada com sucesso pelos pilotos da equipe dos Emirados Árabes Unidos em todos os contextos das corridas do WorldTour. Tadej Pogačar obteve seu primeiro grande sucesso lá ao vencer o Tour da Califórnia 2019, uma vitória que foi seguida pelos sucessos de Alexander Kristoff em Gent-Wevelgem e no Tour da Noruega no mesmo ano. Entre as vitórias mais importantes estão as duas Classificações Gerais do Tour de France (2020 e 2021) do próprio Pogačar e inúmeras outras corridas clássicas de um dia, como Liège-Bastogne-Liege e o Giro di Lombardia, duas vezes.

Kommentare


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page