top of page

Com pontuação UCI, Maratona eleva o nível competitivo da CIMTB 2026

  • Foto do escritor: Márcio de Miranda
    Márcio de Miranda
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura
CiMTB 2020: Última edição com o XCM valendo pontos UCI (Crédito: Cesar Delong)
CiMTB 2020: Última edição com o XCM valendo pontos UCI (Crédito: Cesar Delong)

Está confirmado: a partir de 2026, as provas de Maratona (XCM) da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) voltarão a valer pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI). Além da chancela internacional, as disputas também contarão para os rankings da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), reforçando ainda mais a importância da modalidade no cenário competitivo.

O calendário da CiMTB 2026 terá três etapas. A estreia acontece em Conceição do Mato Dentro (MG), entre os dias 10 e 12 de abril. Na sequência, Araxá (MG) recebe a competição de 29 a 31 de maio, enquanto Congonhas (MG) encerra a temporada entre 25 e 27 de setembro, compondo o circuito da principal competição de mountain bike da América Latina no ano em que completa três décadas de história.

Segundo Rogério Bernardes, organizador da CiMTB, o retorno da Maratona ao ranking UCI representa um avanço estratégico para o evento e para os atletas.“Além da Federação Mineira de Ciclismo e da Confederação Brasileira, tivemos também a aprovação da UCI. Com isso, a Maratona passa a ser Classe 1 neste formato. Isso torna a prova relevante não apenas para atletas brasileiros, mas também para estrangeiros, que poderão vir ao Brasil somar pontos no ranking internacional, fundamentais para um melhor posicionamento em largadas de provas como a Copa do Mundo e o Mundial de Maratona”, destaca.

A última vez que o XCM da CiMTB distribuiu pontos UCI foi em 2020, reforçando o simbolismo desse retorno em uma temporada comemorativa. Bernardes lembra ainda que, apesar do maior destaque do XCO no cenário global, a Maratona tem peso histórico e competitivo.“O Brasil é bicampeão mundial de Maratona na elite com Henrique Avancini, além de títulos em categorias máster nos últimos anos. Esses resultados ajudaram o País a ganhar projeção internacional e foram determinantes para esse pedido à UCI”, completa.


Em 2026, a Maratona será responsável por fechar a programação das três etapas da CiMTB, sempre na manhã de domingo. As largadas do XCM acontecerão em três horários:

  • 8h – percurso longo

  • 8h30 – percurso médio

  • 9h – percurso passeio

A previsão é que a premiação tenha início às 12h30, com as cerimônias sendo realizadas conforme a formação dos pódios, contemplando os dez primeiros colocados de cada categoria, de acordo com a cronometragem oficial.


Ao todo, a Maratona da CiMTB 2026 contará com 28 categorias. Dez delas são destinadas ao percurso longo, com aproximadamente 75 km, incluindo as Super Elites Masculina e Feminina, além das categorias Sub-30, Máster A a E no masculino e Sub-35 e Over-35 no feminino.

O percurso médio, com cerca de 35 km, reúne 15 categorias, entre elas as disputas de E-Bike (Young, Sênior e Força Livre, nos naipes masculino e feminino), além de Expert, Cadete, Máster, Veterano, categorias femininas, Peso Pesado, PcD, Segurança Pública e provas em dupla.

Completam a programação o percurso reduzido de 15 km, destinado à categoria Turismo (Passeio Ciclístico), aberta a participantes a partir de 10 anos, e à Hand-Bike, para atletas a partir de 18 anos. A Maratona também contará com a categoria Kids, em formato participativo, voltada para crianças de até 11 anos, em circuito especialmente preparado.


Para os atletas filiados que competirem na distância de 75 km, a pontuação válida para os rankings da CBC e da FMC será calculada de forma separada, respeitando as categorias de registro do atleta na Confederação ou Federação e sua respectiva colocação na prova.

Com a volta da pontuação UCI, a CiMTB reforça seu papel como vitrine internacional do mountain bike brasileiro e consolida a Maratona como uma das provas-chave do calendário continental em 2026.

 
 
 

Comentários


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

cannondale
bottom of page