top of page

Conheça as tecnologias da Ceramic Speed que fazem o ciclista pedalar mais rápido



Existe uma força oculta no ciclismo que afeta a velocidade e a eficiência na bicicleta - o atrito. Na busca pelo alto rendimento, vale a pena ficar ligado em cada detalhe da bike, especialmente tudo que se movimenta, como rodas, cubos, pneus, pedivela, movimento central e até mesmo as peças pequenas e quase invisíveis, como os rolamentos das peças, pois tudo é afetado pelo atrito.


Atualmente, isso não é nenhuma novidade no ciclismo. Muitas pesquisas comprovam, por exemplo, as vantagens do uso de rolamentos de cerâmica na redução do atrito e na produção de rolamentos com uma vida útil incomparável, o que significa que você roda mais rápido e economiza energia. Mas nem sempre foi assim.


A história começou em 1998 com o dinamarquês Jacob Csizmadia, que seis anos mais tarde viria a fundar a CeramicSpeed. Na época, Jacob quebrou o recorde mundial de patinação no gelo de 24 horas - usando patins equipados com rolamentos de esferas de cerâmica. Dois anos depois, ele introduziu os rolamentos de cerâmica no ciclismo profissional e uma mentalidade vencedora impulsionada por um instinto de inovação que continua até hoje.


Em 2001, Jacob fez a temporada de ciclismo com a Equipe CSC, onde rolamentos de cerâmica foram usados ​​no Tour de France pela primeira vez. Nesta época, o patinador e ciclista também trabalhava na SKF, empresa sueca especializada em rolamentos. Após esse sucesso, a CeramicSpeed ​​foi fundada em 2004 e passa a produzir rolamentos híbridos em Holstebro, Dinamarca, para aplicações esportivas - ciclismo e esportes a motor - e fins industriais, áreas de atuação que a CeramicSpeed está presente até hoje em mais de 50 países.


A principal característica ao pedalar uma bike com rolamentos de cerâmica pela primeira vez é o silêncio. A sensação é que a bike roda mais macia e livre. Além disso, de acordo com a CeramicSpeed, se você usar rolamentos da marca ​​em seus componentes, como cubos das rodas, polias do câmbio e movimento central, os testes mostram que você economiza entre 6 a 9 watts, em comparação com o uso de rolamentos padrão. Essa economia aumenta ainda mais com o uso de uma corrente CeramicSpeed ​​UFO Racing. Isso economiza entre 2–5 watts, levando sua vantagem competitiva de até 14 watts.



Atualizar seu câmbio traseiro para o sistema de polia superdimensionada (oversized) CeramicSpeed ​​completa a equação de otimização. Graças ao design e componentes exclusivos, as polias superdimensionadas reduzem o atrito no câmbio em 40-60% em comparação com as polias de última geração geralmente usadas na indústria de ciclismo. Ao reduzir o atrito em todas as oportunidades, a tecnologia CeramicSpeed ​​pode arredondar a economia de watt entre 10 e 16 watts. Não estamos falando sobre a economia de alguns segundos, mas sim de minutos em testes que ocorrem de 40km.


Na prática, as tecnologias CeramicSpeed ​​ajudam a andar mais rápido usando menos energia. Essa pode ser a diferença entre ganhar e perder. Se você pedala por prazer ou se você é um atleta profissional lutando contra o tempo, você sempre se beneficiará ao usar rolamentos, corrente e até o lubrificante da CeramicSpeed.


Usando a tecnologia desenvolvida como parte do programa espacial da NASA na década de 1990, os rolamentos híbridos da CeramicSpeed são feitos com esferas de cerâmica de nitreto de silício de alto grau, tornando-os 58% mais leves e 30-50% mais rápidos do que os rolamentos de aço tradicionais. A produção de cada esfera (bola dentro do rolamento) leva de 50 a 70 dias.



A evolução da CeramicSpeed é marcada por dois momentos importantes. Em 2014, a CeramicSpeed ​​recebeu a certificação do FDA, produzindo os únicos rolamentos do mundo com aprovação para contato direto com produtos alimentícios, em que o conhecimento adquirido na indústria do ciclismo foi aplicado em outras áreas. O segundo marco é a aquisição do laboratório de testes baseado no Colorado, Friction Facts, em 2016 reforçando a capacidade da empresa de fornecer eficiência, qualidade e resultados inovadores na indústria de ciclismo. Atualmente, a CeramicSpeed tem parceria e participa ativamente do desenvolvimento das bicicletas da marcas: Specialized, Factor Bikes, Lightweight, Black Inc e Cervélo.


O segredo do sucesso dos produtos CeramicSpeed é o conhecimento, experiência, construção manual e a incansável rotina no laboratório de testes. Todas as peças usadas nos rolamentos CeramicSpeed ​​e produtos são cuidadosamente selecionadas de fornecedores da mais alta qualidade. Isso nos permite criar produtos de desempenho máximo, que atendem às demandas de atletas competitivos, ciclistas entusiastas e fabricantes da indústria.


O que mais chama atenção é o cuidado com as esferas usadas nos rolamentos CeramicSpeed. Elas ​​são de altíssima qualidade e têm uma superfície super lisa, em comparação com as esferas de aço e outras esferas de cerâmica usadas para bicicletas. Isso dá aos rolamentos CeramicSpeed ​​extrema resistência ao impacto, longevidade incomparável e atrito muito baixo. Adicionado a isso, tem a graxa CeramicSpeed ​​de baixa viscosidade otimizada e sem selos de fricção para manter a água e a sujeira longe das esferas.



Cada rolamento é construído à mão na Dinamarca sob condições de sala limpa de fluxo laminar, com inspeção de cada rolamento manualmente, por quatro vezes, durante o processo de construção para garantir que todas as peças combinem perfeitamente. Todos os componentes são verificados na chegada à CeramicSpeed, onde são aprovados por meio de uma série de verificações, que são específicas para o componente. Entre outros controles, o tamanho das esferas de cerâmica é verificado com a precisão de um milésimo de milímetro.


Quando a CeramicSpeed ​​entrou na indústria de bicicletas em 2004, muito pouco se sabia sobre a longevidade dos rolamentos de cerâmica. O consenso era que seu principal benefício era a redução do atrito. No entanto, verifica-se que a vida útil dos rolamentos de cerâmica de alta qualidade é uma de suas características mais significativas.


Testes em estrada e em laboratório comprovam que os rolamentos CeramicSpeed ​​duram de três a cinco vezes mais do que outros rolamentos cerâmicos do mercado. Isso se deve à escolha das matérias-primas e à precisão dos nossos rolamentos.


Uma atualização de rolamento CeramicSpeed ​​pode durar até 10 vezes mais do que rolamentos de aço padrão. Com o mesmo nível de manutenção de um rolamento padrão, você frequentemente descobrirá que os rolamentos CeramicSpeed ​​alcançam uma longevidade de até mais de 5 vezes em comparação com o que você experimentaria com um rolamento padrão. Para assegurar a qualidade máxima, a CeramicSpeed realiza o tradicional teste da ‘marreta’, veja como funciona:


As parcerias com equipes profissionais de ciclismo é o que impulsionam a busca pela eficiência máxima do sistema de transmissão da CeramicSpped. No ano passado, o mecânico da vitoriosa equipe belga Deceuninck Quick-Step Nicolas Coosemans visitou as instalações de produção em Holstebro, Dinamarca. Ele fez um tour pelos bastidores da imprensa, processos de teste e produção de alguns produtos principais.


As demandas do pelotão profissional são tão variadas quanto exigentes. Das estradas de paralelepípedos do norte da Europa às suaves escaladas alpinas, a capacidade de deslizar por essas superfícies variadas começa com o trabalho meticuloso de construir rolamentos no laboratório.


Nicholas foi ver a construção dos rolamentos. Um processo feito à mão, de construção meticulosa que requer precisão, paciência e mãos firmes. Da montagem à limpeza e garantindo o espaço livre ideal, é uma tarefa que leva tempo para ser dominada…


Nós, ciclistas, muitas vezes pensamos que os ganhos de desempenho começam e terminam com longas milhas pesadas em bicicletas de ponta, mas na CeramicSpeed, pensamos diferente. Compreendemos como pequenas perdas na eficiência do sistema de transmissão podem aumentar gradualmente e diminuir os ganhos de desempenho conquistados com muita dificuldade. CeramicSpeed ​​é mais do que apenas rolamentos. Ela é uma empresa fundada na inovação e no desejo incansável de mudar o mundo do ciclismo competitivo.


Ceramic Speed vêm crescendo rapidamente ao longo dos anos, distribuindo para mais de 50 países, com uma equipe cada vez maior de indivíduos exclusivos em escritórios na Europa, Ásia e América. A empresa foi fundada em 2004 por Jacob Csizmadia, com sede Holstebro, Dinamarca.

Comments


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page