top of page

Conheça os primeiros campeões da temporada 2023 da CIMTB


Hani Rodrigues durante a disputa feminina (Ultrafotos)

O Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG), começou a vivenciar nesta sexta-feira (22) o clima de uma decisão da Copa Internacional de Mountain Bike. Após o período de treinos livres para todas as modalidades, a partir de 10h, chegou a vez de cinco categorias do Short Track (XCC) terem definidos os campeões de 2023 da principal competição de mountain bike da América Latina: Geral Feminina, Elétrica Masculina, Máster Masculina, Cadete Masculina e Teen Masculina.


Na primeira bateria do dia, as mulheres da Geral Feminina foram à pista de cerca de 1 km do Short Track, montada toda na área central do Parque Ecológico. Com a campeã de 2023 já definida - a colombiana Florencia Monsalvez Rojo - coube a Hani Rodrigues ficar no lugar mais alto do pódio do dia, ao concluir a corrida em 17min01seg763 (9 voltas). O resultado garantiu a Hani o vice-campeonato da disputa, com 91 pontos somados, contra 100 de Florencia. O pódio da classificação da etapa teve ainda Nina Carvalho, Carolina Ferreira, Maria Castro e Anna Vieira. O top 5 geral do ano teve Maria Luiza Vargas (80 pontos), Nina Carvalho (78 pontos) e Carolina Ferreira (76 pontos), entre terceiro e quinto lugares. Na Elétrica Masculina, Juarez Campolina Machado confirmou o título, após ter vencido as quatro etapas de 2023 no XCC, somando os 140 pontos possíveis. Juarez cruzou a linha de chegada em 16min57seg609 (12 voltas). O vice-campeão da etapa e também da temporada foi Gustavo Miguez (90 pontos), que disputou até o fim a vitória com Juarez. O pódio da etapa teve ainda Galdino Filho, Lucas Bretas e Alexandre Silva. Na classificação da temporada, ficaram entre terceiro e quinto lugares os ciclistas Thiago Guerra (72), Alexandre Silva (60) e Galdino Filho (42).

A terceira bateria do dia, da Máster Masculina, reservou bastante emoção à pista do XCC. Largando com a camiseta de líder, Diego Ortiz teve que fazer uma corrida de recuperação após ter um problema na largada, para confirmar a vitória e o título da temporada, somando 118 pontos. Diego completou a corrida em 18min07seg250 (11 voltas), com a mesma quantidade de voltas do segundo e do terceiro colocados, Michel Diniz e Thyago Silva. Fernando Silva ficou em quarto lugar do dia, levando o vice-campeonato, com 106 pontos. O pódio da etapa teve ainda Warley Freitas. Na classificação geral, Marcus Vinicius Paiva (84), Michel Diniz (82) e Warley Freitas (82) completaram o top 5 do ano. Na Cadete Masculina, Gustavo Vilela - com 138 pontos somados ao final do dia - confirmou sua ótima fase vencendo mais uma etapa do Short Track e, assim, ele, que largou com a camisa de líder, garantiu o título de 2023 da categoria promocional. Gustavinho, como é chamado, concluiu 11 voltas em 17min38seg110, oito segundos à frente do vice-campeão do dia e também da competição, Vinicius Henrique Lacerda (122). O pódio do dia teve ainda João Melquíades, José Santos e Lúcio Pinho. No top 5 do ano, completaram a classificação Maicon Douglas (65), Matheus de Oliveira (59) e Arthur Moura (56). A última bateria do dia foi a dos mais jovens da competição no Short Track, a Teen Masculina. Após disputa emocionante, Gustavo Nogueira confirmou a vitória e garantiu o título, com o tempo de 17min40seg696 e 131 pontos somados. O vice-campeão foi também o segundo colocado da prova final, Miguel Volpini (119). Pedro Fonseca, Gabriel Galvão e Daniel Hoffmann completaram as cinco posições no pódio do dia. Na classificação geral, o top 5 teve Gabriel Galvão (84), Daniel Hoffmann (68) e Nicolas Custódio (66).


Os campeões de 2023 até o momento:


Geral Feminina (XCC): Florencia Monsalvez

Elétrica Masculina (XCC): Juarez Campolina

Máster Masculina (XCC): Diego Ortiz

Cadete Masculina (XCC): Gustavo Vilela

Teen Masculina (XCC): Gustavo Nogueira


Programação esportiva de sábado e domingo

Neste sábado (23), as atividades começam às 8h20, com as largadas das categorias de bike assistidas (E-Bike) no XCO: Pró Masculina, Pró Feminina e Master Masculina. Às 10h20 é a vez das Super Elites Masculina e Feminina e da Júnior Masculina competirem, também no formato XCO. Já às 14h, acontece a largada da Maratona para as suas 16 categorias: E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas, Open Feminina, Turismo, Hand Bike.


No domingo (24), mais 6 largadas: A 1ª largada (8h), com as categorias XCO Masculina – Sub17, Sub15, Ultra, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12; a 2ª largada (10h), com as categorias XCO Masculina – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50; a 3ª largada (12h), com as categorias XCO Feminina – Júnior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12; a 4ª largada (14h), com a XCC Júnior Masculina; a 5ª largada (14h40), com o XCC Super Elite Feminina; e a 6ª largada (15h20), com o XCC Super Elite feminina.


Transmissão ao vivo no YouTube

Enquanto os apaixonados pela bike poderão acompanhar os resultados de todas as categorias da competição em tempo real no SeuEsporte.app, pelo link https://api.seuesporte.app/live/cimtb, e também se informarem de tudo que acontece pelo Instagram (www.instagram.com/cimtb), as três últimas baterias do evento - XCC Júnior Masculina, XCC Super Elite Feminino e XCC Super Elite Masculino- , realizadas na tarde de domingo (24), terão transmissão ao vivo no YouTube da CIMTB: https://www.youtube.com/user/cimtb.

Commenti


Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page