top of page

Copa América de Downhill 4X 2021 :Gabriel Giovannini e Julia Alves vencem a competição


Julia e Gabriel (Sérgio Shibuya/Yescom)

O paulista Gabriel Giovannini e a paranaense Julia Alves confirmaram o favoritismo e brilharam mais uma vez na Copa América de Downhill 4X, realizada na manhã deste domingo no Ski Mountain Park, em São Roque (SP). Gabriel garantiu o tricampeonato ao completar a bateria final com o tempo de 47seg208, seis décimos mais rápido que o segundo colocado, Renato Rezende, 47seg812. Já Julia teve mais folga, pois venceu com o tempo de 55seg667, seguida pela catarinense Bruna Ulrich, 1min00seg309.


Competição de alta performance, somente para atletas convidados e sem a presença de público, a Copa América reuniu o que há de melhor na modalidade no Brasil, além de destaques do Chile e Equador. Muita técnica e garra motivaram os participantes ao longo da radical descida de 600 metros, com 12 curvas e 20 obstáculos montada para o evento.


No masculino, a briga foi intensa, mas Gabriel Giovannini mostrou que não estava querendo deixar escapar o tricampeonato em São Roque. O piloto superou seus adversários com um grande desempenho e, na final, diante de fortes concorrentes, conseguiu mais um título. O vencedor, inclusive, destacou a qualidade dos adversários.


“Essa conquista foi bem dura, pois estava ao lado de três feras do BMX e que largam demais. Felizmente, também tenho uma base boa do BMX. Não sou profissional como eles, mas treinei bastante, especialmente sprint. É uma sensação muito gratificante, com todo o esforço e dedicação sendo recompensados e se transformarem em vitória. Tudo isso é muito engraçado, uma vez que antigamente eu estaria feliz por estar na final. Hoje, é só a vitória que importa”, afirmou Gabriel.

Julia garantiu seu quinto título com uma atuação perfeita na bateria final. Ela foi a única a andar abaixo de 1 min, exatos 55seg667, e chegou com vantagem de mais de quatro segundo para a vice-campeã, a catarinense Bruna Ulrich, de 30 anos, que marcou 1min00seg309. Mariana Lopes (BRA/RJ) em terceiro, com 1min07seg374, e Ana Maria Xavier dos Santos (BRA/SC), em quarto, com 1min08seg361, completaram o pódio feminino.

Disputa acirrada (Sérgio Shibuya/Yescom)

A vencedora não escondeu a ansiedade pelo retorno às competições. “Não posso negar que fiquei bem ansiosa com a volta, pois foi muito tempo sem competir, mas deu tudo. Estava preocupada com minha bike dar problema no meio da pista e isso aconteceu (escapou a corrente), mas consegui manter a velocidade e conseguir mais um titulo aqui, o que eu considero muito importante”, destacou a piloto, de 24 anos.

Resultados (bateria final)

Masculino

1) Gabriel Giovannini (BRA/SP), 47seg208

2) Renato Rezende (BRA/MG), 47seg812

3) Kaique Milani (BRA/MG), 48seg923

4) Guilherme Ribeiro (BRA/SC), 50seg598

Feminino

1) Julia Alves dos Santos (BRA/PR), 55seg667

2) Bruna Ulrich (BRA/SC), 1min00seg309

3) Mariana Lopes (BRA/RJ), 1min07seg374

4) Ana Maria Xavier dos Santos (BRA/SC), 1min08seg361

Siga o Planeta da Bike

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Twitter Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube

Nosso canal no Youtube

bottom of page